Em entrevista ao programa “Bom dia, ministro“, nesta quarta-feira (22), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a prioridade do governo federal é baratear os alimentos. “Vamos fazer algumas reuniões, com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda, para buscar um conjunto de ações que sinalizem para o barateamento dos alimentos”, disse o ex-governador da Bahia.
“No final do ano passado, o presidente Lula se reuniu com representantes das redes de supermercados do país para discutir a pauta. Eles fizeram algumas sugestões de medidas que nós vamos implementar neste primeiro bimestre. Também vamos ouvir os produtores e buscar medidas que consigam reduzir o preço dos alimentos”, disse Costa.
O ministro revelou que novas reuniões devem ocorrer em breve com produtores de alimentos para consolidar as medidas que serão adotadas. Conforme explicou, as condições climáticas adversas comprometeram a produção de alimentos em 2024. “Nós tivemos forte seca em muitas regiões, e, em outras, muita chuva. Muita produção de arroz foi perdida, e isso fez com que, obviamente, tendo menos oferta do que a procura, o preço subisse. Mas a nossa expectativa é que a safra de vários produtos, agora, seja muito melhor, e isso deve contribuir para o barateamento dos alimentos”, contou.