A capital baiana foi a cidade escolhida no Brasil para sediar a RoboCup, maior competição de Robótica do mundo, entre os dias 15 a 21 de julho de 2025. “No ano passado, foram mais de 15 mil participantes. Nenhum país tem tantos alunos em idade escolar participando de eventos nacionais”, explicou o presidente da Robocup Brasil, Marcos Simões.
O anúncio oficial foi feito durante a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Etapa Bahia, realizada na Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe, no sábado (31).
Já o coordenador da Liga Sesi Robótica, Fernando Didier, explica que a robótica de base, com estudantes dos ensinos fundamental e médio, vem sendo desenvolvida pelo Sesi Bahia há 10 anos. Um investimento que gera resultados pedagógicos e em competições.
Um exemplo disso é a equipe dos alunos da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, que foi a melhor na categoria F1 in Schools do torneio nacional de robótica educacional Festival Ssi de Educação 2023-2024 e representará o país no mundial de F1 schools, em novembro. “A robótica desperta habilidades e oferece novas oportunidades para crianças e jovens”, finaliza Didier.