À frente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) aprovou o requerimento para realização de audiência pública com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A reunião deve tratar sobre a ameaça de paralisação dos trabalhadores da empresa durante o Carnaval.
“Não podemos viver novamente cenas lamentáveis de um circuito completamente no escuro”, reiterou Robinson Almeida. No ano passado, um trecho do circuito Barra-Ondina, na Avenida Oceânica, teve o fornecimento de energia interrompido por mais de uma hora.
O parlamentar reiterou a importância do diálogo com a categoria para evitar prejuízos na festa. “Uma revolta se instalou entre os trabalhadores, e isso pode levar a uma paralisação no período do Carnaval. Nós queremos que a Coelba sente com a representação do sindicato, encontre uma solução negociada e traga paz e segurança para a realização da festa”. A mediação segue aberta, com prazo de até esta sexta-feira (28) de manifestação das partes.
Uma audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) entre o Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia) e a empresa foi realizada em 12 de fevereiro, quando os trabalhadores reivindicaram o ganho de hora extra na segunda-feira do Carnaval e que os trabalhadores do setor administrativo não tenham o lançamento de horas negativas no banco com relação a segunda, terça e quarta-feira pela manhã no período do Carnaval. A empresa refutou a proposta.