Reitor reivindica mudança e ampliação do campus da UNEB em Camaçari; unidade ofertará curso de doutorado

O reitor da Universidade de Estado da Bahia (UNEB), José Bites, a diretora do Campus do XIX da universidade em Camaçari, Katia Albuquerque, e o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) se reuniram nesta quinta-feira (28) para discutir a mudança do campus para um local mais próximo do Centro da cidade e com mais amplitude. Atualmente, a UNEB está situada na localidade de Santo Antônio, às margens da BA-512, no km 15, em uma das vias de acesso a saída do município.

A diretora Kátia Albuquerque aponta que essa mudança irá possibilitar a oferta de novos cursos e também o ingresso de novos estudantes do município na unidade. “Para que a gente possa concretizar essa expansão, precisamos de mais espaço, um espaço maior para que a gente possa estar ofertando mais cursos e isso vai diretamente impactar na qualidade de vida do município de Camaçari, do cidadão, principalmente dos jovens”, pontua.

Kátia Albuquerque. Foto: Hyago Cerqueira

O reitor da Uneb, José Bites anunciou novidades para o campus no território camaçariense. “A partir desse ano nós estamos implantando o Doutorado em Difusão do Conhecimento que é um doutorado também articulado com outras universidades e entendemos que é importante, claro considerando as demandas que não chegam tanto a nível de graduação como de pós-graduação ter esses projetos de expansão, mas que efetivamente seja articulado, seja bem organizado. E para isso precisamos de ampliação”, ressaltou.

Atualmente, a universidade oferta apenas dois cursos de graduação, Direito e Contábeis. Quanto ao prazo para a mudança do campus, o reitor afirma que essa decisão depende das negociações com o Governo Municipal.

Reitor da UNEB, José Bites. Foto: Haygo Cerqueira

“Creio que é importante informar que já é uma reivindicação antiga ter uma base, uma estrutura ou até o próprio campus universitário na parte central no sentido de facilitar a acessibilidade a Universidade do Estado da Bahia em Camaçari. Isso já vinha sendo discutido, nós temos um convênio com a Prefeitura para uma série de ações e agora passamos para essa discussão”, conclui Jóse Bites.

Convicto, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM), garante que a busca por um novo espaço será uma das prioridades da gestão. “Todos já sabem os esforços que o município tem feito para ampliar o ensino superior no município, tanto para parte privada quanto na pública, fizemos nossos esforços total para trazer a UFBA para Camaçari e hoje estou aqui feliz. Já temos um convênio com a UNEB. O município tem essa preocupação em buscar uma área central para facilitar a vida dos alunos, dos universitários. Já tem algumas áreas previstas e estamos analisando”, explicou.

A mudança de endereço também é uma reivindicação antiga da Câmara de Vereadores de Camaçari. Em dezembro de 2018, durante sessão ordinária os edis aprovaram a indicação de nº 1005/2018, de autoria do petista José Marcelino (PT), que solicitou ao gestor municipal que o espaço do Laboratório Tecnológico Automotivo (LTA), onde funciona o Senai, na Rua Eixo Urbano Central, seja utilizado pela UNEB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.