Pesquisa Real Time Big Data encomendada pela Record TV, publicada hoje (22), mostra o pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (União) liderando todos os cenários eleitorais na disputa pelo Palácio de Ondina.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ACM Neto tem 25% das intenções de voto. O senador e também pré-candidato a governador Jaques Wagner (PT) vem na segunda colocação, com 12%. O governador Rui Costa (PT), que está no segundo mandato e não pode ser eleito novamente, fica na terceira posição, com 7%, seguido do ministro da Cidadania, João Roma, com 2%. O total de brancos e nulos é de 13%, e aqueles que não souberam ou não responderam são 38%.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados, ACM Neto permanece na liderança com 45% das intenções de voto. Jaques Wagner fica com 30%, João Roma com 9% e Bernadete Souza (Psol) com 5%. Nesse cenário, votos brancos e nulos são 7%, e os eleitores que não souberam ou não responderam, 4%.
Sem Jaques Wagner na disputa, ACM Neto aumenta o percentual de votos e vai para 48%. Nesse cenário, o senador Otto Alencar (PSD) aparece com 17%, João Roma tem 10% e Bernadete Souza 7%. Brancos e nulos são 10%, e os eleitores que não souberam ou não responderam são 8%.
Apoio federal
Em outro cenário de pesquisa, com o apoio de candidatos a presidente, ACM Neto, que ainda não tem um nome na esfera federal ligado ao seu, é considerado como independente no levantamento e vem no primeiro lugar, com 40% dos votos.
Jaques Wagner, com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui 34% das intenções de voto. Já João Roma, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), figura com 12%, e Bernadete Souza, com o apoio de Guilherme Boulos (Psol), 2%. Totalizam brancos e nulos 9%, e não souberam ou não responderam, 3%.
Ainda com os apoios federais e sem vagar na corrida, ACM Neto, independente, tem 44% dos votos; Otto Alencar, com o apoio de Lula, 28%; João Roma, com Bolsonaro, tem 12%; e Bernadete Souza, com Boulos, 4%. Os votos brancos e nulos chegam a 8%, e os eleitores que não souberam ou não responderam, 4%.
Rejeição
Quando questionados sobre qual candidato a governador rejeitam, 41% responderam Jaques Wagner, 37% João Roma, 35% Bernadete Souza, 33% Otto Alencar e 29% ACM Neto – com o menor índice de rejeição.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores do estado da Bahia entre 21 e 22 de fevereiro de 2022. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro, como já mencionado, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.