Política
PSB acusa Curvelo de “levantar cortina de fumaça” para “esconder as mazelas” na transição do governo
A legenda em Camaçari nega fraudes nas cotas de gênero durante eleições e pede retratação.
Publicado
em
Por
Isabella MotaApós o vereador Jorge Curvelo (União) afirmar que a apuração dos votos nas eleições municipais de 2024 teria apresentado erros, o diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) acusa o político de “levantar cortina de fumaça” para “esconder as mazelas” na transição do governo em Camaçari.
Em nota publicada nesta quinta-feira (5), a direção da legenda diz que o vereador também teria apontado supostas fraudes em candidaturas femininas do PSB para preencher a cota de gênero. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que os partidos devem assegurar o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo.
De acordo com o PSB, Curvelo teria questionado a legitimidade da candidatura da Professora Mariene (PSB) a vereadora, e a legenda exige retratação e reparação moral à política. “Seguindo as normas eleitorais, a professora Mariene só fez campanha a partir do momento que o CNPJ saiu, possibilitando apenas cerca de 15 dias de campanha”, defende o diretório municipal em nota.
Nas eleições deste ano, Mariene obteve seis votos, e a legenda argumenta que a candidata entrou na disputa eleitoral após uma desistência na candidatura, o que fez com que ocupasse a vaga e fizesse campanha “mesmo com poucas condições”, como frisou o diretório do PSB.
O vice-presidente municipal do PSB, Ademar Lopes, diz que a conduta de Jorge Curvelo seria uma forma de “induzir a Justiça ao erro”, ao apresentar uma “denúncia sem provas”. “O fato dele ser sido alijado pelo grupo político dele, o grupo ter imposto a ele uma derrota acachapante, porque perder a eleição dentro do União, que teve menos voto inclusive que o PT, o comprometimento que Elinaldo tinha com ele, acho que tudo isso deixou ele muito frustrado”, comenta.
A denúncia de Curvelo sobre a suposta fraude e a solicitação à Justiça da recontagem de votos são uma tentativa de retornar à Câmara Municipal em 2025. Em vídeo publicado na quarta-feira (4), o vereador diz que, caso houvesse uma nova apuração, ele seria conduzido à Casa, ao lado de Teo Ribeiro (PT). A movimentação faria com que os vereadores eleitos pelo PSB, João Dão e Vagner Bispo, perdessem a vaga no Legislativo Municipal.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e Mata de São João
-
Ivoneide diz que o governo acertou em recuar na MP de fiscalização do pix
-
Lavagem de Abrantes celebra à diversidade da cultura afro-brasileira
-
Caetano garante que Abrantes ganhará UPA e agência da Caixa ainda esse ano
-
Na lavagem de Vila de Abrantes, Sales de Val Estilos destaca a importância de Neidinha na Câmara
-
Confira previsão do tempo em Camaçari neste fim de semana