Com o objetivo de preparar estudantes para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025, a segunda edição do Projeto Super Enem, idealizado pela Brava Energia e executado pela Junior Achievement (JA Bahia), promoverá aulões gratuitos para jovens e adultos cursando o ensino médio ou concluintes, das cidades de Candeias, Catu, Pojuca, Simões Filho, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link.
A iniciativa faz parte do Programa de Relacionamento Comunitário da Brava Energia, INTERAGIR, e tem como proposta atender jovens e adultos dos municípios do entorno das suas instalações. A acessibilidade para os estudantes com deficiência e intérpretes de Libras durante as aulas são garantias do programa.
O projeto contará com sete aulas presenciais, realizadas entre os meses de agosto e outubro. Os aulões acontecerão nos colégios CEEP Pedro Ribeiro Pessoa, localizado na Rua Anita Cardoso S/N – Zona Urbana – Rua Nova, Catu; e Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira, localizado na Rua Guanabara, s/n, em Candeias; e prevê ainda mutirão e assessoria para pedido de isenção da taxa de inscrição, e assessorias para as etapas finais do processo de seleção, como adesão ao Sisu, Prouni e Fies.
A metodologia proposta pelo projeto combina, de maneira dinâmica, aulas expositivas com atividades práticas, focando no desenvolvimento de habilidades essenciais para o Enem, preparando os participantes por meio das temáticas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Direitos Humanos, Cidadania e Democracia, Redação e Revisão.
Dentre os benefícios oferecidos pelo projeto estão: kit promocional, incluindo caderno/bloco de notas, caneta e squeeze; kit lanche em todos os eventos; camisas personalizadas.
A primeira edição do Projeto Super Enem, realizada em 2024, alcançou mais de oito municípios baianos e impactou cerca de 185 participantes. Estudantes que passaram pelo projeto garantiram aprovações em diversos cursos, em universidades públicas do estado, como Ufba, Uneb, Ifba, IF Baiano e outras. Entre os principais cursos escolhidos pelos aprovados estão: Administração, Física, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química, Engenharia da Computação, Medicina Veterinária, Pedagogia e Engenharia de Software.