O projeto “Levanta Povo! Sambas, Artesanias e Resistências” do Coletivo Nosso Kilombo, promete retomar e ressignificar as tradições culturais do bairro Itapuã, em Salvador. A programação inicia na próxima sexta-feira (11), na Praça da Rua da Literatura.
Em julho, serão realizadas as “Rodas de Fuxicaria – Conspirar para construir”, nos dias 11, 18 e 25, para confecção artesanal de fuxicos, com presença de mestres griôs da comunidade, sempre das 14h às 17h, exceto pelo último dia que acontece das 15h às 22h.
Em 26 de agosto, às 18h, acontece o “Arroz de Graças – Partilhar para Reunir”, com a distribuição gratuita de arroz doce para cerca de 200 pessoas, na Praça da Igreja Católica.
Já em 22 de setembro, das 13h às 16h, a “Caminhada Patrimonial – Caminhar para Convocar” reunirá estudantes de escolas públicas de Itapuã, focando na preservação do meio ambiente e patrimônio cultural da região. A concentração será no Busto de Mãe Gilda, no Parque Metropolitano do Abaeté.
A programação encerra em 20 de dezembro, às 17h com o “Cortejo Levanta Povo – Celebrar para Insurgir”, ação artística que vai percorrer a ruas do bairro, partindo da Praça Dorival Caymmi, conhecida como Praça da Igreja, em direção ao Cruzeiro de Piatã. O momento integra a Festa de São Tomé e celebra os 07 anos do Coletivo Nosso Kilombo.