Saúde
Projeto de Extensão Livre da Enxaqueca oferece atendimentos gratuitos em Salvador
Os atendimentos acontecem na Unime Anhanguera e na Uneb.

Publicado
em
Por
RedaçãoComo parte da programação do Projeto de Extensão Livre da Enxaqueca, a Faculdade Unime Anhanguera de Salvador oferece atendimentos gratuitos para a população que sofre com enxaqueca. A iniciativa, que é realizada em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), acontece às segundas-feiras, das 14h às 17h30, período em que as triagens são feitas. Os atendimentos são realizados pelos professores do curso de Farmácia da instituição privada, além de farmacêuticos voluntários e alunos.
Já na Uneb, os atendimentos ocorrem às terças e quintas, das 8h às 17h. A equipe de saúde também conta com neurologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudióloga e psicólogas. Vale destacar que os agendamentos devem ser realizados pelo e-mail [email protected].
Conforme a responsável pelas atividades, a professora da Unime Anhanguera, Ana Patricia Queiroz, a partir do serviço farmacêutico de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) é possível otimizar resultados clínicos por meio da identificação, resolução e prevenção de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM). Ela também destaca que a ação, além de fomentar o bem-estar físico, social e mental dos pacientes, agrega na vida acadêmica dos estudantes.
“O projeto de extensão é importante para a formação dos estudantes, pois promove atividades acadêmicas integradoras entre áreas distintas do conhecimento, fortalecendo a interdisciplinaridade. Ele ainda oportuniza aos alunos a democratização dos conhecimentos adquiridos em benefícios da comunidade, mas também internaliza conhecimentos e experiências indispensáveis para o desenvolvimento acadêmico. Além disso, é uma oportunidade para promovermos saúde e qualidade de vida à população soteropolitana, e assim contribuir com o desenvolvimento social”, afirma Queiroz.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante e atinge 15% da população mundial. No Brasil, cerca de 31 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade, a maioria com idade entre 25 e 45 anos.
Os dados também apontam que as mulheres representam 25% das pessoas que convivem com a patologia, o dobro da prevalência entre os homens. No que diz respeito às crianças, a ocorrência é de 3% a 10%, afetando ambos os sexos antes da puberdade.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
SineBahia tem vagas em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávilla
-
MP recomenda medidas para manutenção da ordem pública no pré-Carnaval do Santo Antônio Além do Carmo
-
A Mulherada homenageia Oxumaré em tema de bloco no Carnaval 2025
-
Com participação de Gabriel Mercury e Pedro Pondé, Olodum realiza penúltimo ensaio no Pelourinho
-
Operação Tela Fria resulta na apreensão de 13 indivíduos na Bahia, Sergipe e Pernambuco
-
Xanddy Harmonia anuncia participação de Natanzinho Lima na ‘Melhor Segunda’

Mais de 34 mil estudantes da rede pública municipal voltam às aulas em Camaçari

Tagner rebate Elinaldo e diz que ex-prefeito quer “levar os méritos do presidente Lula”

Jerônimo autoriza contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas estaduais
Queda de avião no Extremo-Sul da Bahia deixa um morto

Sesau foi entregue com 72 mil marcações de procedimentos pendentes, diz secretária

Sesau oferece vacinação antirrábica em diversos pontos do município

Ivoneide participa do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas e destaca parceria de Lula com os municípios

Flamengo e Botafogo se enfrentam mirando as semifinais do Carioca

SineBahia tem vagas em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias d’Ávilla
Voluntários realizam limpeza em praia de Lauro de Freitas neste sábado
CNJ firma acordo de cooperação com Ifood para combater violência contra mulher

Inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura estão abertas até 10 de março
MP recomenda medidas para manutenção da ordem pública no pré-Carnaval do Santo Antônio Além do Carmo

Sesau foi entregue com 72 mil marcações de procedimentos pendentes, diz secretária

Tagner rebate Elinaldo e diz que ex-prefeito quer “levar os méritos do presidente Lula”

A Mulherada homenageia Oxumaré em tema de bloco no Carnaval 2025

PRF apreende mais de 20 kg de cocaína dentro de mala em ônibus na Bahia

SEC abre 10 mil vagas para oficineiros do Programa Educa Mais Bahia
Segunda lista de convocados para cursos de formação do CNU é divulgada nesta terça

Vivo abre processo seletivo para Programa Jovem Aprendiz 2025
Creches e escolas baianas recebem 19 mil mochilas da Receita Federal

Com participação de Gabriel Mercury e Pedro Pondé, Olodum realiza penúltimo ensaio no Pelourinho

Jerônimo autoriza contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas estaduais

Afrocidade e Timbalada se apresentam no Coala Festival em Portugal
Queda de avião no Extremo-Sul da Bahia deixa um morto

Camila Canário é a nova defensora-geral da Bahia
