Geral
Projeto da Coelba que troca resíduos sólidos por descontos na conta de energia chega a Lauro de Freitas
Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas também são contempladas pela ação.
Publicado
em
Por
RedaçãoNesta semana, os moradores da Região Metropolitana de Salvador poderão trocar resíduos sólidos por descontos na conta de energia, por meio do Vale Luz, projeto de eficiência energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Aneel, que incentiva o ciclo da sustentabilidade.
Desta segunda (11) a sábado (16), os consumidores poderão aproveitar a ação itinerante nas cidades de Lauro de Freitas, Catu, São Sebastião do Passé, Esplanada, Pojuca e Alagoinhas.
Os endereços exatos dos pontos itinerantes e dos pontos fixos do projeto podem ser acompanhados por meio do cronograma de atendimento do Vale Luz, disponível no site da concessionária. Nos pontos de troca é possível entregar latas de alumínio ou garrafas PET e receber “merrecas”, moeda criada pela Neoenergia Coelba que pode ser trocada por lâmpadas de LED, que consomem menos energia, ou revertida em desconto na conta de energia (cada merreca equivale a nove centavos).
O projeto Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou moradores de comunidades populares com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.
Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz
Além da troca de latas de alumínio e garrafas PET por merrecas, também são aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak, óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, e vidro. Esses resíduos serão pesados, e os descontos serão contabilizados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor. Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.
Ação Catador
Além dos consumidores que entregam os resíduos para obter desconto na conta de energia, o projeto Vale Luz desenvolve ação voltada para catadores autônomos de materiais recicláveis que também podem participar do projeto e receber, via transferência bancária (PIX), o valor correspondente ao material descartado no projeto. Nesta ação, o catador poderá destinar ao projeto latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de vidro. A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes.
Como participar
Para participar, basta o cliente separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, informar o código do cliente, identificado no canto superior direito da conta de energia e direcionar a um dos pontos de atendimento do projeto. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Aneel.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Câmara: Tagner indica inclusão de Camaçari no projeto Conecta Bahia
-
Dilson participa da 20ª Feijoada do Projeto Kianga e reforça compromisso com políticas PCDs
-
Robinson Almeida apresenta indicação para que Agerba fiscalize atuação da Coelba
-
Clínica oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
-
Caminhões iluminados de Natal da Coca-Cola passarão por Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho
-
Robinson Almeida critica serviços da Coelba e Aneel em audiência sobre renovação de concessão