Seguem abertas até esta sexta-feira (30) as inscrições para o CooTEA, programa gratuito, prático e imersivo que visa a capacitação de pessoas autistas para o mercado de trabalho por meio de treinamentos adaptados e supervisão especializada. A formação, com duração de quatro meses, gerará portfólio virtual, certificação, relacionamento com profissionais e suporte contínuo. Para participar do processo seletivo, os interessados devem ser autistas e ter conhecimento básico em informática e matemática.
Na página de inscrição, disponível aqui, serão solicitados dados como nome completo, e-mail, celular, endereço, data de nascimento e CPF. Também é preciso confirmar a posse de laudo médico de Pessoa do Espectro Autista (TEA) e o acesso a um computador com internet.
Ao longo do curso, são desenvolvidas habilidades técnicas e sociais, preparando os participantes para carreiras que aproveitam suas competências únicas. Desde sua criação, o CooTEA já capacitou cerca de 100 autistas. Além de formar esse público específico, o programa ainda apoia as empresas parceiras na criação de um ambiente de trabalho inclusivo. A Adapte analisa as vagas disponíveis e as cruza com o perfil dos alunos, garantindo um processo de contratação mais assertivo e elevando o grau de ESG das organizações.
O fundador da Adapte, Emanuel Santana, explica que pessoas autistas possuem habilidades únicas que as tornam altamente qualificadas para trabalhar com dados e inteligência artificial, como atenção aos detalhes, pensamento lógico e capacidade de focar intensamente em tarefas específicas. “Quando essas competências são estrategicamente desenvolvidas e aplicadas, os formandos podem se tornar profissionais altamente capacitados, oferecendo percepções diferentes e inovações significativas ao setor de tecnologia”, avalia.
Conteúdo
A terceira edição do CooTEA terá início no dia 10 de setembro (terça-feira) e oferecerá aos participantes dez horas de estudo autoguiado por semana, uma hora de encontro ao vivo online semanalmente, três palestras sobre habilidades comportamentais, um workshop de LinkedIn, um desafio prático e duas semanas de reforço para consolidar o aprendizado.
Além disso, os alunos terão acompanhamento por meio do aplicativo Discord e um fórum dedicado, formando uma turma de 45 jovens autistas.
Os alunos vão adquirir conhecimentos sobre Excel, software de planilhas utilizado para organizar e analisar dados; Power BI, ferramenta de análise que permite a criação de dashboards interativos; IA Generativa, inteligência artificial que cria novos conteúdos, como texto e imagens; PowerPoint, usado para criar apresentações de slides; storytelling com dados, que envolve contar histórias usando dados para facilitar o entendimento; e RPA, que automatiza tarefas repetitivas por meio de robôs de software. Também será possível aprender sobre desenvolvimento de Low/No Code, como aplicativos ou automação de processos.
Esta edição do CooTEA conta com o apoio das organizações Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Associação Nacional de Administração (Ana) e Midiaria.