O Programa Bahia Alfabetizada Criança lançou um edital para seleção de 34 formadores regionais. Os profissionais irão atuar no eixo Formação Continuada, alinhados com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças baianas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental.
A seleção é destinada para docentes e técnicos das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas). Os interessados deverão realizar inscrição online, entre 21 e 28 de março, além de realizar envio de documentação digitalizada conforme especificado em edital. Os formadores selecionados receberão remuneração de R$ 127,28 por hora/aula de atividade.
O processo seletivo consistirá na análise de títulos comprovados, conforme critérios avaliativos definidos no certame, mediante envio da documentação e apresentação do currículo lattes ou currículo vitae comprovando as certificações exigidas. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 14 de abril.
Em conformidade com a política de inclusão da Universidade, o edital de seleção reserva 40% das vagas para candidatos negros e 5% para candidatos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.
O Programa Bahia Alfabetizada Criança compreende cinco eixos de atuação, entre eles, gestão, formação continuada, materiais didáticos e pedagógicos, avaliação e monitoramento, e reconhecimento educacional.
O Eixo da Formação Continuada está sob responsabilidade da parceria entre as Universidades Estatuais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc, Uesb), a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) e a Undime-Bahia, e insere-se no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), implementado pelo governo federal, articulado com os 417 municípios baianos.