Diante dos cortes e contingenciamentos orçamentários das universidades públicas, nesta segunda-feira (9), será realizado no campus I da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que fica no Cabula, em Salvador, o debate “Desafios da universidade pública: autonomia e carreira docente”. A atividade acontecerá às 18h30, no auditório do Departamento de Educação.
A mesa terá a participação de Cláudio Lorenzo, professor da Universidade de Brasília (Unb) e diretor da associação dos docentes da mesma universidade (AdunB); e João Carlos Salles, reitor da Ufba e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O evento é uma organização conjunta da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) e da Comissão Eleitoral do Diretório Central dos Estudantes.
O debate faz parte da agenda da Semana de Valorização do Professor, iniciada na quinta-feira (5) e que irá até a próxima quarta-feira (11). O objetivo é demonstrar a importância à universidade da atuação do docente que desenvolve ensino, pesquisa e extensão.