A previsão do tempo, divulgada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), aponta que, nos próximos dias da folia, a capital baiana deve passar por momentos de calor intenso e possibilidade de chuvas fracas e moderadas a qualquer hora. Nesta sexta-feira (28), segundo dia da folia, a possibilidade de precipitação é de 40%, com intensidade fraca e moderada.
De acordo com o boletim da Codesal, o sábado (1) e o domingo (2) de Carnaval devem contar com chuvas moderadas e céu nublado a parcialmente nublado. Na segunda (3) e terça-feira (4), o tempo deve melhorar, com a previsão indicando céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Já na quarta-feira (5), o céu deve estar claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas.
“A previsão para os próximos dias indica chuvas fracas a moderadas ao longo do Carnaval, com possibilidade de maior intensidade no sábado e domingo. As equipes da Codesal estarão mobilizadas em toda a cidade, monitorando as condições climáticas e garantindo a segurança da população. Nos circuitos, engenheiros, arquitetos e geólogos realizam vistorias constantes para prevenir incidentes”, garantiu o diretor da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.
O titular da Codesal aproveitou para alertar os cidadãos sobre a importância da atenção redobrada em toda a cidade, sobretudo em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. “Além disso, pedimos que os foliões evitem subir em marquises, árvores ou postes molhados e fiquem atentos a pavimentos escorregadios para prevenir quedas. Em qualquer situação de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Seguimos trabalhando para que todos possam aproveitar a festa com segurança e tranquilidade”, completou.
Apesar da previsão indicar chuvas em diversos momentos do Carnaval, o calor característico do verão soteropolitano deve prevalecer durante o período. As temperaturas variam entre 24ºC (mínima) e 34ºC (máxima). No último dia 20, Salvador registrou a temperatura mais alta em 2025 até o momento, com 35,9°C em Itapuã.