Com objetivo de ampliar a oferta de leitos de UTI para coronavírus na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que no momento encontra-se com a taxa de ocupação em 80%, os prefeitos das cidades que compõem a região, irão apresentar ao governador Rui Costa (PT), a proposta de disponibilizar os 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, que será inaugurado, em breve, em Lauro de Freitas, para acolhimento dos pacientes em estado grave da Covid-19.
A inciativa foi tomada durante o segundo encontro entre os gestores da RMS, que ocorreu nesta quinta-feira (9) em Simões Filho. Nesta sexta-feira (10), os prefeitos irão se reunir com o governador por meio de videoconferência para apresentar a proposta. O recomendado no plano de retomada do comércio para a região é que o percentual de ocupação dos leitos esteja pelo menos, em 75%.
O comitê foi idealizado pelo prefeito Elinaldo Araújo (DEM), com intuito de discutir e alinhar medidas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus para as cidades da região.
“O encontro foi bastante satisfatório. Com a disponibilização dos 80 leitos, que seriam bancados em parceria com as prefeituras, teríamos uma tranquilidade maior em implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia de forma segura”, pontuou.
EntrarClique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Participaram do encontro, os gestores de Simões Filho, Diógenes Tolentino; de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de Madre de Deus, Jaílton Santana; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; e o vice-prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Cruz. Os cinco demais prefeitos que compõem a região, mandaram representantes.