Fiquem conectados conosco

Economia

Preço da carne eleva inflação de janeiro na Região Metropolitana de Salvador

Avatar

Publicado

em

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que funciona como uma prévia da inflação oficial do mês, ficou em 0,89% na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Apesar de ter desacelerado em relação ao registrado em dezembro de 2019 (0,95%), foi o maior IPCA-15 para um mês de janeiro, na RMS, desde 2016, quando o índice havia sido de 0,97%.

O IPCA-15 da RMS, em janeiro, ficou acima da média do país (0,71%) e foi a terceira maior prévia da inflação dentre as 11 regiões pesquisadas, abaixo apenas das registradas nas Região Metropolitana de Belém (1,13%) e São Paulo (0,90%).

Com o resultado de janeiro, no acumulado em 12 meses o IPCA-15 da Região Metropolitana de Salvador ficou em 3,86%, acelerando em relação ao acumulado no ano de 2019 (3,77%), mas ainda abaixo da média nacional (4,34%).

Dos nove grupos de produtos e serviços que formam o IPCA-15, seis tiveram altas em janeiro, na Região Metropolitana de Salvador. Ainda sob forte influência das carnes (+5,13%), o grupo alimentação e bebidas (+2,39%) foi o que mais aumentou na RMS, segundo o IPCA-15 de janeiro, exercendo também a principal pressão inflacionária na primeira metade do mês. Os aumentos da carne-seca e de sol (+6,57%) e do patinho (+9,85%) ficaram entre os mais importantes.

Leia Também

Campeonato Baiano: dupla Ba-Vi estreia na competição com resultados diferentes

Camaçari: Preto no Branco e Ton Carfi agitam Seven Music Hall em fevereiro

‘Um Espião Animal’ e ‘A Possessão de Mary’ estreiam nesta quinta-feira no Cinemark

Lei anticrime entra em vigor hoje

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.