Duas praias de Camaçari estão entre as quatro pré-aprovadas na etapa internacional de avaliação do Programa Bandeira Azul, iniciativa global da Foundation for Environmental Education (FEE), após reunião do Júri Nacional do Programa Bahia Azul, no último dia 10 de junho.
“Do Paraiso“, em Guarajuba, e “da Espera“, em Itacimirim, além de “da Viração” e “da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe”, na Ilha dos Frades, em Salvador, integram as 60 praias e marinas que avançaram para a fase internacional da certificação, que acontece em setembro.
Para ganhar, serão avaliados 38 critérios rigorosos, estabelecidos pela FEE, relacionados à qualidade da água, segurança, educação ambiental, infraestrutura, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Integraram o júri representantes dos ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA), além das agências brasileiras de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), bem como a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Instituto Ambientes em Rede (IAR), e as associações Náutica Brasileira (ACATMAR), Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), e a Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur).
O Brasil é o país sul-americano com maior número de praias e marinas premiadas. Este ano, além da Bahia, disputam o selo Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Alagoas. A praia de Guarajuba recebeu o prêmio seis vezes, enquanto a de Itacimirim, sete.







