Pórtico instalado na Via Parque é derrubado

Por volta das 20h30 desta quinta-feira (30) um dos pórticos instalados na Via Parque, em Jauá, foi derrubado. O equipamento havia sido instalado no último dia 24 de maio pela Associação de Moradores da Via Parque (AVP), com auxílio do governo municipal, e tinha o objetivo de coibir o saque de areia das dunas da região.

A AVP acusa caçambeiros de terem retirado o pórtico da via. “Caçambeiros derrubaram ontem à noite um dos pórticos colocados pela AVP na Via Parque. Exatamente o maior (12m), o que ficava no início do desvio Via Parque/Bela Vista, sentido Bela Vista. Um morador ouviu um estrondo e avisou”.

As bases foram destacadas, há marcas de tentativas anteriores de derrubada e de pneus que passaram por cima da estrutura. A soldagem das duas pernas do pórtico também foi quebrada.

“Por aí se vê o grau de ousadia de ladrões que roubam a comunidade de Jauá há décadas, cientes e seguros de sua impunidade. Destroem recursos naturais insubstituíveis e vitais. Temos que deter esses ladrões de vida, do futuro, da preciosa água da qual todos dependemos, da fauna e da flora. O parque [Municipal das Dunas de Jauá Abrantes] que lutamos para implantar está sob ameaça de destruição. Todos os que detêm algum poder e podem fazer alguma coisa para impedir isso, precisam mobilizar-se e fazer o que têm que fazer”, reivindica a AVP em denúncia enviada ao Destaque1.

Três pórticos foram instalados no local, a altura dos equipamentos não permite o acesso de caçambas às dunas, mas não é obstáculo para veículos menores e mais baixos (veja aqui).

Os outros dois pórticos continuam de pé. Um está localizado na ruela junto ao Condomínio Bosque de Jauá, na primeira entrada à direita de quem vem de Abrantes, e o outro foi implantado no acesso ao Loteamento Sítio Encatamento, segundo entrada à direita vindo de Vila de Abrantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.