Fique conectado conosco
PMC
PMC
Estado
Estado
Estado
Boulevard
ATIVA

Política

Por dois votos, Câmara de Dias d’Ávila reprova concessão de título de cidadão a ACM Neto

A matéria obteve oito votos favoráveis, quando precisaria de 10 para ser aprovada.

Camila São José

Publicado

em

Por dois votos, Câmara de Dias d’Ávila reprova concessão de título de cidadão a ACM Neto
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Sem alcançar os 10 votos necessários para a aprovação do projeto de resolução que previa a concessão do título de cidadão diasdavilense ao pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (União), a Câmara Municipal de Dias d’Ávila reprovou a matéria na sessão realizada nesta terça-feira (28).

A matéria é de autoria de vereadores da base do prefeito Alberto Castro (PSDB), aliado do ex-prefeito de Salvador: Pastor Junior de Araci (PSD), Professor Mazinho (PSDB), Josemar da Jolicar (União) e Irmão Edvaldo (PSD).

Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
La Marine
Top Rastreamento
Contan

“Em 2022 está postulante ao cargo de governador do estado e foi um deputado federal atuante em todo o território estadual. Então, entendo que ele é uma pessoa que tem honra, e eu também acredito, caso ele seja o próximo governador, que muito vai ter a fazer aqui pelo nosso município. Então, quero deixar bem claro que eu acredito que ele seja uma pessoa merecedora do título de cidadão diasdavilense”, defendeu o vereador Josemar.

Pastor Junior de Araci também saiu em defesa da matéria e afirmou que a concessão do título faz parte do projeto de cidadania da Igreja Quadrangular, da qual é membro.

“Fico muito feliz quando vejo essa indicação, porque faz parte do projeto de cidadania da Igreja Quadrangular. Cada vez mais a gente está aqui para otimizar e ver que quando o ACM Neto foi prefeito de Salvador fez um grande trabalho em Salvador, foi deputado federal e executou grandes serviços na Bahia. Então, fico muito feliz em, através do projeto de cidadania da nossa igreja, nós estarmos cada vez mais otimistas com ações e representantes que venham realmente representar o segmento evangélico, que venha representar o nosso povo”, pontuou.

O primeiro secretário da Casa, vereador Josias da Feira (PTB), destacou que ACM Neto deve ser homenageado pela Câmara, assim como o governador Rui Costa (PT) o foi.

“Da mesma forma que o governador Rui Costa, com excelente trabalho que tem feito, foi homenageado aqui e é merecedor, da mesma forma quero também parabenizar vossa excelência por ter homenageado o excelentíssimo senhor prefeito ACM Neto, que é digno também pelo excelente trabalho que tem executado ali na capital, e tenho certeza, com fé em Deus, independente de lado a ou b, sendo ele eleito com certeza fará um bom mandato”, disse.

O projeto de resolução, no entanto, gerou debate e questionamentos no plenário. Mesmo sendo da base governista e votando favorável à aprovação da matéria, o vereador Junior do Requeijão (PSDB) afirmou que a honraria deveria ser concedida a quem tem serviços prestados ao município.

“Eu não daria, eu não vou assinar. Vou votar a favor, mas por respeito aos meus colegas de bancada. Apostando, porque eu sou hoje eleitor de ACM Neto”, frisou. “Só que assim, sempre achei isso, desde quando entrei nessa Casa, que título de cidadão do município, teria que ter assim nominalmente pessoas que conviveram, que fizeram. Mas vou votar a favor, não tenho dúvida disso”, complementou.

O mesmo ponto foi tocado pelo vereador Thiago Saraiva (PT), que se absteve da votação. “Nada contra o pré-candidato ACM Neto, mas eu fiquei aqui aguardando para ver se tinha alguma coisa que ele fez aqui pelo município de Dias d’Ávila”, alfinetou. “Mas tem também a questão da cordialidade. Eu não vou votar contra porque eu acho desrespeitoso votar contra um título de cidadão, porque é chato você pontuar e fica parecendo que tem algo contra, pessoal, mas eu tenho que pontuar que na minha visão tem que ter uma contribuição da pessoa, do cidadão que está recebendo o título junto com a cidade. Então, dizer que vou me abster da votação por esse motivo”.

“Por que eu vou agora votar em ACM Neto, título de cidadão diasdavilense? O que ACM Neto fez pela nossa cidade? Qual o serviço prestado que ACM neto tem no nosso município? Se fosse após as eleições…”, questionou o vereador Maran Azevedo (PSD).

Para o pessedista, o projeto de resolução se resume a uma pré-campanha para ACM Neto em Dias d’Ávila. “Mas em véspera de eleições, trazer para esta Casa um título de cidadão para ACM Neto, eu ‘tô’ vendo isso aqui como pré-campanha. Então, eu votarei contra, mas nada contra a pessoa de ACM Neto, nada contra os autores desse título de cidadão. Pode ter certeza, se colocar aqui 10 títulos e for pessoas que tenham serviços prestados nessa cidade, terá meu voto com certeza. Eu não estou votando contra a pessoa ACM Neto, estou votando contra aos serviços não prestados. Isso é fato. Não estou inventando nada. Há algum serviço prestado por ACM Neto em nosso município? Não. ACM Neto já foi deputado federal. Trouxe alguma emenda para o nosso município? Não”.

O vereador Cleiton Lima (PSD) teceu duras críticas à proposta e disse que o projeto apresentado na Câmara de Dias d’Ávila “copia” o que foi aprovado pela Câmara de Camaçari, com a concessão do título de cidadão camaçariense a ACM Neto no dia 14 de junho (lembre aqui).

“Há três semanas atrás teve um grande evento em Camaçari, que a Câmara concedeu um título de cidadão camaçariense a ACM Neto. Coincidentemente, tinham alguns políticos de nossa cidade nesse evento. Coincidentemente, depois disso chegou um título de cidadão para ACM Neto nessa Casa. Olha quantas coincidências perto da eleição? Então, vereador Maran, o que vossa excelência falou de politicagem é o que está acontecendo aqui”, disparou.

“Por que não deu esse título no ano passado? Por que só despertou de vir esse título depois que Camaçari concedeu? Para mim é politicagem. Por que não dá pós-eleição, independente de resultado?”, indagou.

Cleiton Lima ainda disse que o único “serviço” que ACM Neto prestou a Dias d’Ávila foi ter apoiado a eleição de Alberto Castro para prefeito, e também culpou o pré-candidato a governador por falhas na administração municipal.

“Até porque o nosso município não está passando por essas maravilhas na administração pública, não. ACM Neto poderia estar ajudando aqui, nem isso ele está fazendo”, falou. “O desserviço que ACM Neto fez para o nosso município, ajudando a eleger o atual prefeito. O prefeito está aí ajudado por ACM Neto. Nós estamos passando pelo que nós estamos passando hoje, ACM Neto tem culpa também. Tem culpa porque disse que ia ser um bom gestor, que ia estar aqui na cidade ajudando… desceu do carro, entrou em sua SW4 e foi embora. E hoje não quer em hipótese nenhuma que ligue o nome dele a Dias d’Ávila, nenhuma”.

A vereadora Professora Rosenir (PT) também questionou o momento escolhido para a concessão do título, a poucos meses das eleições estaduais. “Quem sabe em 2023 ou 2024 a gente esteja aqui votando para dar o título de cidadão a ACM Neto ou a Jerônimo Rodrigues, a um dos dois, justamente por investir em nossa cidade. Eu vou me abster nesse projeto de resolução nesse ano de 2022”.

O vereador Joabe Palmeira (PP), integrante da base governista, também foi contrário ao projeto. “Eu votarei contra, porque para Joabe assinar um título de cidadão a qualquer que seja essa pessoa, ela precisa ter feito algo benéfico para minha cidade. Como ele não fez nada benéfico para minha cidade, mas fez na cidade próxima a minha cidade, não justifica o meu voto de dar o título de cidadão ao então prefeito ACM”.

Veja como votou cada vereador:

Abstenções

  • Professora Rosenir
  • Thiago Saraiva

Contra

  • Maran Azevedo
  • Joabe Palmeira
  • Cleiton Lima

A favor

  • Professor Mazinho
  • Josemar da Jocilar
  • Irmão Edvaldo
  • Pastor Junior de Araci
  • Regiane da Saúde
  • Juniro do Requeijão
  • Josias da Feira
  • Tucano

Assista:

YouTube video

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
La Marine
Top Rastreamento
Contan
Confira agenda desta quinta-feira dos candidatos ao Governo da Bahia
Política 17 de agosto às 18:45

Confira agenda desta quinta-feira dos candidatos ao Governo da Bahia

Nova edição da feira de orgânicos no Boulevard Shopping comercializará produtos com Pancs
Camaçari 17 de agosto às 18:43

Nova edição da feira de orgânicos no Boulevard Shopping comercializará produtos com Pancs

Alcione completa 50 anos de carreira e traz show comemorativo para Lauro de Freitas
Cultura e Entretenimento 17 de agosto às 16:34

Alcione completa 50 anos de carreira e traz show comemorativo para Lauro de Freitas

Festival Oxente de Pole Dance chega à terceira edição com apresentação em Salvador
Cultura e Entretenimento 17 de agosto às 16:13

Festival Oxente de Pole Dance chega à terceira edição com apresentação em Salvador

Dias d’Ávila: Sesau implanta Serviço de Atenção Domiciliar
Saúde 17 de agosto às 16:12

Dias d’Ávila: Sesau implanta Serviço de Atenção Domiciliar

Hemoba alerta para estoque crítico de sangue e plaquetas
Saúde 17 de agosto às 16:01

Hemoba alerta para estoque crítico de sangue e plaquetas

Nas últimas 24 horas, três foragidos da Justiça são capturados por reconhecimento facial na Bahia
Segurança 17 de agosto às 15:32

Nas últimas 24 horas, três foragidos da Justiça são capturados por reconhecimento facial na Bahia

Lançamento da Cia Municipal de Dança de Lauro de Freitas será neste sábado com espetáculo gratuito
Cultura e Entretenimento 17 de agosto às 15:22

Lançamento da Cia Municipal de Dança de Lauro de Freitas será neste sábado com espetáculo gratuito

Venda física de ingressos para duelo entre Vitória e Paysandu começa hoje
Esporte 17 de agosto às 14:38

Venda física de ingressos para duelo entre Vitória e Paysandu começa hoje

Kleber Rosa visita ocupação sem-teto no primeiro dia oficial da campanha
Política 17 de agosto às 14:31

Kleber Rosa visita ocupação sem-teto no primeiro dia oficial da campanha

Com 68 vagas na Bahia, Braskem abre inscrições do Programa de Estágio com foco na diversidade e inclusão
Emprego 17 de agosto às 14:31

Com 68 vagas na Bahia, Braskem abre inscrições do Programa de Estágio com foco na diversidade e inclusão

Fora de casa, Camaçari enfrenta hoje Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal
Esporte 17 de agosto às 13:30

Fora de casa, Camaçari enfrenta hoje Vera Cruz pelo Campeonato Intermunicipal

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3 milhões nesta quarta-feira
Brasil 17 de agosto às 12:35

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3 milhões nesta quarta-feira

Academia de Saúde de Arembepe será reinaugurada nesta sexta-feira
Camaçari 17 de agosto às 12:33

Academia de Saúde de Arembepe será reinaugurada nesta sexta-feira

"Esta realidade precisa ser mudada", destaca Delegada Thaís sobre segurança pública da Bahia
Política 17 de agosto às 12:17

“Esta realidade precisa ser mudada”, destaca Delegada Thaís sobre segurança pública da Bahia

Vila de Abrantes recebe Sesau Fila Zero Itinerante neste fim de semana
Saúde 17 de agosto às 11:57

Vila de Abrantes recebe Sesau Fila Zero Itinerante neste fim de semana

Confira novas vagas de emprego e estágio do Ciat para esta semana em Camaçari
Últimas 17 de agosto às 11:46

Confira novas vagas de emprego e estágio do Ciat para esta semana em Camaçari

Continental abre 30 vagas de estágio em Camaçari
Emprego 17 de agosto às 10:39

Continental abre 30 vagas de estágio em Camaçari

SineBahia divulga vagas de emprego e estágio para Salvador e mais quatro cidades da RMS
Últimas 17 de agosto às 10:39

SineBahia divulga vagas de emprego e estágio para Salvador e mais quatro cidades da RMS

Mata de São João: comunidade do Caboré recebe equipamento de educação, esporte e lazer nesta quarta-feira
Esporte 17 de agosto às 10:24

Mata de São João: comunidade do Caboré recebe equipamento de educação, esporte e lazer nesta quarta-feira

COZIDINHO
1XBET
COZIDINHO
1XBET
error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.