Fiquem conectados conosco

Geral

Polo de Camaçari: modelo inédito de gestão de recursos hídricos é apresentado em evento internacional

Avatar

Publicado

em

O processo de Gestão de Recursos Hídricos do Complexo Industrial de Camaçari será apresentado na 11ª edição do Seminário Ekos Brasil, maior evento da América Latina sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro em São Paulo. O case, que será apresentado pelo Gerente de Monitoramento Ambiental da Cetrel, Eduardo Fontoura, é inédito no país por utilizar um formato integrado de gerenciamento, conciliando o interesse de diferentes públicos e garantindo a sustentabilidade do recurso.

“Desde 1994 percebemos a necessidade da criação desse sistema integrado, inédito no país. Normalmente, nos outros lugares essa gestão é feita isoladamente. No Polo, a Cetrel gerencia o uso do recurso hídrico de forma integrada, administrando as demandas de diferentes stakeholders (público), desde empresas até as comunidades. Nosso compromisso é garantir um uso sustentável e equilibrado da água, evitando contaminação e consumo excessivo para não exaurir o recurso”, explica Fontoura.

Com foco na preservação, a Cetrel vem investindo em processos cada vez mais sustentáveis, que são aplicados em todos os seus negócios que vão desde captação e tratamento de água industrial, instalação e gestão de unidades de reuso de água, tratamento e valorização de resíduos a gestão de áreas contaminadas.

Além da palestra ministrada por Fontoura, esse modelo, bem como todos os serviços prestados pela empresa, também será apresentado no stand instalado pela Cetrel no Seminário Ekos Brasil.

Sustentabilidade 

Desde 2002, o Seminário Ekos Brasil busca soluções criativas para proteger a saúde da população em contextos de contaminação do solo por substâncias perigosas. Essa edição também sediará a 5ª Conferência Internacional de Remediação Sustentável (SustRem), um evento internacional que busca agregar o aspecto social e a revitalização sustentável à gestão de passivos ambientais.

Especialistas nacionais e internacionais se revezarão nas discussões fomentadas nos workshops, mesas redondas, painéis e até uma feira de negócios. Ao todo, são cerca de 25 palestras sobre tecnologias, conceitos de remediação, gerenciamento de passivos ambientais e revitalização de áreas contaminadas.

*Por Vinícius Costa, ATCom

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.