O publicitário baiano Duda Mendonça morreu hoje (16), aos 77 anos, em São Paulo, e seu falecimento causou comoção entre políticos e autoridades, que utilizaram as redes sociais para se manifestar.
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (DEM) disse que o estado e o Brasil perdem “um ícone da publicidade”, com uma figura que foi capaz de revolucionar a comunicação do país.
A Bahia e o Brasil perdem um ícone da publicidade. Duda Mendonça revolucionou a comunicação no país com muita criatividade e inovação. Que Deus possa confortar a todos os seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.
— ACM Neto (@acmneto_) August 16, 2021
EntrarClique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
“Lamento a morte do baiano Duda Mendonça. Publicitário que teve o seu talento reconhecido no Brasil e no mundo. Meus sentimentos para familiares e amigos”, escreveu o governador Rui Costa (PT) no Twitter.
Lamento a morte do baiano Duda Mendonça. Publicitário que teve o seu talento reconhecido no Brasil e no mundo. Meus sentimentos para familiares e amigos. pic.twitter.com/Qw0q4J3obq
— Rui Costa (@costa_rui) August 16, 2021
O senador Jaques Wagner (PT) afirmou que Duda Mendonça deixa uma marca de brilhantismo nos trabalhos que realizou.
Com pesar, Fátima e eu recebemos a notícia da morte do publicitário baiano Duda Mendonça. Um profissional que deixa como marca o brilhantismo nos trabalhos que realizou ao longo de sua trajetória. Nossa solidariedade aos seus familiares e amigos. pic.twitter.com/ZZFKxeIq6c
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) August 16, 2021
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Sandro Régis (DEM), postou uma foto do publicitário em seu perfil oficial no Instagram com os dizeres: “Luto! Morre Duda Mendonça”.
A nível nacional, quem também prestou condolências foi o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em nota de pesar publicada em seu site. Duda Mendonça foi responsável pela campanha do petista em 2002, que o elegeu presidente, quando criou o slogan “Lulinha paz e amor”.
“Duda Mendonça foi um gênio da comunicação política. O seu trabalho na campanha de 2002 já está na história como uma das campanhas mais bonitas e sensíveis da nossa história. Em um momento em que o Brasil sofria com uma crise aguda, racionamento de energia e miséria, Duda Mendonça produziu filmes e mensagens de muita sensibilidade, de que a esperança venceria o medo. Aos seus familiares e amigos, meus sentimentos”, diz a nota.
Duda Mendonça era conhecido por sua atuação no marketing político, sendo o responsável também por outras campanhas que garantiram a eleição de Mário Kertész à Prefeitura de Salvador em 1985, Paulo Maluf a prefeito de São Paulo em 1992, a reeleição de Marta Suplicy como prefeita da capital paulista em 2004, e as eleições a deputado federal e governador do Ceará dos irmãos Ciro e Cid Gomes.
Ele, que nasceu em Salvador em 10 de agosto de 1944, estava internado no Hospital Sírio-Libanês há dois meses para tratar um câncer no cérebro.