Plano Emergencial Municipal de Camaçari busca evitar desastres; lançamento será dia 20 de fevereiro

Na próxima quarta-feira (20), às 14h, no auditório da Secretaria de Governo, no Centro Administrativo, será lançado pela Prefeitura o Plano Emergencial Municipal de Camaçari (PEMC). O projeto envolve todas as secretarias do município com o intuito de auxiliar a população em caso de emergência ou que precise realizar uma evacuação.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explica que o plano deve minimizar catástrofes naturais ou humanas.  “Objetivo é juntar os órgãos para que a gente saiba o que fazer em um momento de desastres. Como por exemplo, em Brumadinho, se não houvesse um plano de emergência teria morrido muito mais gente”, cita, apesar de que no caso específico, especialistas questionam a execução do plano em Minas Gerais.

Soares também afirma que o projeto já está pronto e que haverá simulações de situações de emergências em escolas e prédios públicos. “Além disso, será criado pelo prefeito Elinaldo o dia da segurança pública municipal, onde haverá palestras por toda cidade sobre segurança e evacuações. Se o Polo, por exemplo, apresentar um grande vazamento de gás muito alto, a população precisa saber o que fazer e saber como se comportar. Um dos maiores riscos que temos é o Polo, e esse plano já devia existir há muito tempo, é um risco que corremos e caso algo aconteça temos que saber a quem pedir ajuda”, explica.

“O Polo Petroquímico já tem um Plano Municipal Comunitário, porém apenas bairros próximos a indústria estão inclusos no projeto de proteção, já o PEMC abrange toda a cidade. Podemos ter além desse vazamento de gás, inundações entre outros fatores que podem acontecer e devemos estar preparados”, afirma Ivanaldo.

O coordenador da Defesa Civil relevou ainda que será feito um comitê de crise para alinhar as possíveis situações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.