Pioneiro, curso de pedagogia na Famec é destaque nacional

Educar e agregar conhecimento, são os pilares que compõem a formação acadêmica de qualquer estudante, seja ele universitário ou não. Se destacando no mercado educacional, a Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec) teve o curso de Pedagogia classificado pelo Ministério de Educação (MEC) como o 2º melhor do Brasil. O curso foi o primeiro da instituição a ser autorizado MEC.

Lecionando há 20 anos na Famec, que também é o tempo de fundação da faculdade, a professora e atual coordenadora de pós-graduação, Arlinda Paranhos, coordenou o curso de pedagogia por muitos anos. Ela é formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi professora dos cursos de mestrado e doutorado na UFBA.

Arlinda Paranhos. Foto: Haygo Cerqueira

A educadora aponta que o curso de pedagogia tem uma repercussão social muito boa. Ainda segundo Paranhos, “hoje em todas as áreas você precisa de um pedagogo, então é importante que a gente tenha um pedagogo atuando nas instituições e nos organismos todos que estão aí. Até por conta dos conteúdos curriculares que são trabalhados”, pontua a docente.

Fundada na década de 90, a universidade é pioneira no ramo de Ensino Superior em Camaçari e é administrada pelas pedagogas Celene Maria e Helena de Oliveira. Atualmente, a Famec oferta 24 cursos, sendo distribuídos em graduação, pós-graduação e tecnólogo.

Dentre os cursos de graduação estão na área de exatas, engenharia ambiental, engenharia de produção, engenharia de controle e automação (mecatrônica) e sistema de informação. Em humanas, psicologia, administração, ciências contábeis e direito, além do designer gráfico que faz parte da modalidade tecnólogo. Voltados para a saúde, estão fisioterapia, enfermagem e educação física. Para as especializações no segmento de pós-graduação são quatro opções, gestão de pessoas e coaching, engenharia de segurança do trabalho, direito público e privado, enfermagem em urgência e emergência.

“Ele foi um curso que realmente fez nascer todos os outros cursos desta faculdade, então o primeiro curso nascido aqui foi o de pedagogia. Então ele tem um valor agregado, um valor social, um valor profissional agregado para nós muito grande. E agora nos últimos Enades, o curso veio logrando sempre a nota quatro e chegou, culminou com a nota cinco, então isso passa por um ciclo”, destaca Arlinda Paranhos.

Vinícius Moreira, diretor Administrativo da Famec. Foto: Hyago Cerqueira

Contente com a conquista, o diretor Administrativo da Famec, Vinícius Moreira,  afirma que “o curso de pedagogia só vem consolidar o que a gente sempre fez. Uma instituição que sempre teve boas notas, nossas últimas duas turmas do curso de direito, por exemplo, nós tivemos 100% de aprovação na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]”, destacou.

De acordo com Moreira, está em tramitação a possibilidade da oferta de dois novos cursos na área de exatas, engenharia mecânica e civil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.