Fiquem conectados conosco

Cultura

Pílulas de Verão: TCA lança cursos gratuitos para iniciação musical em janeiro

Três turmas com carga horária total de quatro horas e meia serão oferecidas.

Avatar

Published

on

Foto: Reprodução

Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, para dar abre-alas ao novo ano, o Teatro Castro Alves (TCA) introduzirá novos minicursos musicais para quem deseja experimentar as aulas e conhecer suas metodologias. Os encontros serão abertos ao público, em salas virtuais  na plataforma Zoom Meeting, cujos links estão disponíveis aqui.

Três turmas com carga horária total de quatro horas e meia serão oferecidas por três professores, músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Confira as informações:

Música Barroca: Compositoras e Compositores, com Karina Seixas 

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30

O minicurso tem como objetivo trazer ao público leigo o universo da música do período barroco, situado entre 1600 e 1750. Partindo do enfoque histórico, o(a) aluno(a) irá conhecer os instrumentos, a formação da orquestra, o surgimento dos gêneros musicais ( como sonata, concerto e ópera), bem como o panorama de compositores desse período. Karina Martins Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA), e integra a OSBA desde 2000.

Falando de flauta doce, com Uibitu Smetak 

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 10h às 11h30

Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento, como sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca e repertório. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes; o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.

A linguagem musical da Orquestra Sinfônica, com Alexandre Loureiro 

Aulas: 6, 7 e 8 de janeiro, das 16h às 17h30

Com o objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.