A Petrobras anunciou encerramento das atividades da Usina Termelétrica TermoCamaçari (UTE TermoCamaçari) em março deste ano. Em comunicado enviado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) nesta sexta-feira (30), a estatal informa que está em negociação com a Proquigel Química S.A., integrante do Grupo Unigel, para o arrendamento da unidade.
De acordo com a Petrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revogação da outorga da TermoCamaçari.
A companhia já vinha buscando alternativas para a termelétrica, como a venda de participação da unidade no âmbito da aliança estratégica firmada com a Total S.A. em dezembro de 2016, que não foi concluída. A Petrobras também havia realizado esforços na busca de contratos de comercialização de energia, já que desde janeiro de 2018 a unidade não possui contrato fixo de comercialização de energia elétrica com a Coelba.
Após o anúncio de encerramento, a Petrobras relatou que a usina, que seria a principal geradora de energia para o Polo Industrial de Camaçari, estava com três turbinas desligadas desde 2019.
A UTE TermoCamaçari é uma usina termelétrica movida a gás natural, situada no Polo Industrial de Camaçari, com capacidade instalada de 120 MW. Ela foi construída em 2001, com investimento de US$ 60 milhões (dólares), cerca de R$ 330 milhões na cotação atual.