Em nova pesquisa, o pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (DEM/UB) aparece novamente liderando a disputa para o Palácio de Ondina. No levantamento publicado hoje (29) pelo Instituto Real Big Data, o ex-prefeito de Salvador tem 23% das intenções de voto.
A segunda posição é ocupada pelo senador e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), com 11%. O governador Rui Costa (PT), mesmo não podendo ser reeleito, já que cumpre o seu segundo mandato, aparece com 8% das intenções de voto, e João Roma (Republicanos) soma 2%. Outros candidatos somados acumularam 3%.
No entanto, a maior porcentagem da pesquisa foi de pessoas que não souberam ou não quiseram responder, 39%, enquanto os votos nulos e brancos chegaram a 14%.
Quando o cenário é de pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são citados, ACM Neto também lidera e surge com 43% das intenções de voto. Jaques Wagner tem 30%, João Roma vem com 9% e Bernadete Souza (Psol), 3%. Os brancos e nulos são 10% e os que não souberam ou não quiseram responder chegaram a 5%.
Em outro cenário, sem a candidatura de João Roma, ACM Neto contou com 45%, contra 30% de Wagner e 3% de Bernadete. Os brancos e nulos somaram 16%, com 6% de pessoas que não souberam ou não quiseram responder.
O Big Data ouviu 1 mil pessoas por telefone, nos dias 24 e 25 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo Bahia no Ar, da Record Salvador.