Pela primeira vez no ano, taxa de mortalidade nos estados não aumenta, aponta Fiocruz

Pela quarta semana consecutiva, a entidade confirma tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 no SUS.
Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz aponta tendência de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a doença no Sistema Único de Saúde (SUS) pela quarta semana consecutiva. A análise, que compreende o período entre 20 de junho e 3 de julho, destaca que pela primeira vez neste ano não houve aumento das taxas de incidência ou de mortalidade em nenhum estado.

Nas duas últimas semanas foram observadas quedas no número de casos novos e no número de óbitos. “Ainda não se pode afirmar que essa tendência é sustentada, isto é, que vai ser mantida ao longo das próximas semanas, ou se estamos vivendo um período de flutuações em torno de um patamar alto de transmissão, que se estabeleceu a partir de março em todo o país”, alertam os pesquisadores.

Publicidade
banner-site-600x500
Ativa
Contan

O boletim demonstra que a maioria dos estados apresentou queda substantiva no indicador, com destaque para as mudanças nos quadros de Tocantins (90% para 71%) e Sergipe (88% para 56%), que migraram da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário e para fora da zona de alerta, respectivamente.

Em outros 14 estados, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 caíram pelo menos cinco pontos percentuais: Acre (37% para 26%); Pará (63% para 55%); Amapá (55% para 50%); Piauí (76% para 69%); Rio Grande do Norte (72% para 57%); Paraíba (59% para 49%); Pernambuco (76% para 63%); Alagoas (77% para 66%); Bahia (75% para 70%); Minas Gerais (75% para 70%); Paraná (94% para 89%); Santa Catarina (92% para 85%); Mato Grosso do Sul (88% para 74%), e Goiás (85% para 74%).

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

Com queda de quatro pontos percentuais, o Rio de Janeiro saiu da zona de alerta, com a taxa de ocupação caindo de 63% para 59%. No Maranhão a taxa caiu de 79% para 75%, e em São Paulo, de 76% para 72%. O Distrito Federal tem mantido o indicador relativamente estável, um pouco acima de 80%.

Pela primeira vez em meses, somente um estado, Roraima (97%), apresenta taxa de ocupação superior a 90%. Também na zona crítica, com taxas entre 80% e 89%, encontram-se mais dois estados: Paraná (89%) e Santa Catarina (85%), além do Distrito Federal (82%). Quinze estados estão na zona de alerta intermediário (≥60% e <80%): Amazonas (62%); Tocantins (71%); Maranhão (75%); Piauí (69%); Ceará (73%); Pernambuco (63%); Alagoas (66%); Bahia (70%); Minas Gerais (70%); Espírito Santo (63%); São Paulo (72%); Rio Grande do Sul (79%); Mato Grosso do Sul (74%); Mato Grosso (76%), e Goiás (74%). Oito estados estão fora da zona de alerta: Rondônia (59%); Acre (26%); Pará (55%); Amapá (50%); Rio Grande do Norte (57%); Paraíba (49%); Sergipe (56%), e Rio de Janeiro (59%).

Seis capitais estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 iguais ou superiores a 80%: Boa Vista (97%); São Luís (83%); Rio de Janeiro (83%); Curitiba (85%); Goiânia (85%), e Brasília (82%). Onze capitais estão na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%: Porto Velho (69%); Manaus (62%); Tocantins (71%); Teresina (sem informação direta; número estimado em torno de 66%); Fortaleza (74%); Salvador (62%); Belo Horizonte (63%); Vitória (64%); São Paulo (66%); Porto Alegre (69%), e Campo Grande (78%). Dez capitais estão fora da zona de alerta: Rio Branco (28%); Belém (51%); Macapá (56%); Natal (53%); João Pessoa (48%); Recife (56%); Maceió (57%); Aracaju (58%); Florianópolis (52%), e Cuiabá (61%).

Mesmo com redução expressiva no número de casos, as taxas de incidência de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) ainda são muito altas em vários estados. Em sua maioria, esses números indicam casos graves de Covid-19. Os pesquisadores também afirmam que os padrões observados nos últimos meses evidenciam uma redução da taxa de mortalidade, parâmetro não acompanhado pela taxa de incidência. Esse cenário pode ser resultado do avanço da campanha de vacinação, que atingiu os grupos mais vulneráveis em um primeiro momento.

Esses avanços vão configurando novos cenários. No momento atual, o curso da pandemia segue com mudança gradativa do perfil etário de casos internados e óbitos. O rejuvenescimento, com expressiva concentração entre a população adulta jovem, traz novos desafios com relação às formas de enfrentamento da pandemia, como os relacionados à garantia da cobertura vacinal no maior estrato populacional do Brasil (30 a 59 anos), e reconhecer situações específicas de vulnerabilidade, requerendo abordagens mais adequadas às novas faixas etárias, e um aprofundamento das discussões sobre a repercussão da pandemia nesses estratos populacionais.

Vacinação

O estudo ainda aponta que o país vacinou mais de 45% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina, e cerca de 16% com as duas doses. Os pesquisadores alertam que falhas operacionais no SUS podem resultar em atraso no registro das doses aplicadas. Segundo os cientistas do Observatório, o sucesso do Plano Nacional de Imunização depende da adoção de estratégias mais adequadas de comunicação, além de melhor coordenação e planejamento. Também é destacado que o surgimento de variantes continua sendo uma ameaça, com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis.

Onze estados apresentaram percentual de vacinados com esquema completo inferior à média nacional, com destaque para Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo. No boletim ainda consta que a falta de coordenação nacional fez com que estados e municípios adotassem critérios próprios quanto aos grupos prioritários. Em algumas localidades, inclusive, o calendário de vacinação foi adiantado, e por isso faltaram imunizantes para a aplicação da segunda dose.

“O adiantamento da vacinação sem a segurança de doses disponíveis pode causar uma situação de frustração ou até mesmo o deslocamento de pessoas em busca de vacina, sobretudo em busca da segunda dose, caso se adiantem as primeiras doses e ocorra algum problema no cronograma de entrega de vacinas”, ressaltam.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Cultura e Entretenimento

ArtArq reúne mais de 30 arquitetos em exposição na Faufba

Últimas

Suspeito é preso com 14 celulares sem comprovação de origem no Centro de Salvador

Política

Ivoneide Caetano leva situação dos trabalhadores da Caraíba Metais para vice-presidente Geraldo Alckmin

Segurança

Mais de 3,7 mil armas foram apreendidas no primeiro semestre de 2025 na Bahia

Cultura e Entretenimento

Salvador Fest anuncia shows de Pablo, Parangolé e Aila Menezes

Oportunidade

Com salários até R$ 4.500, Divino Fogão abre mais de 200 vagas de emprego no Brasil

Mais lidas

Catedral São Thomas de Cantuaria - Foto - Patrick Abreu Destaque1

Comunidades católicas de Camaçari recebem cursos gratuitos certificados pelo MEC a partir de agosto

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros na Cetrel

sesp-ssesp-stt-vistoria-transporte-universitario--patrick-abreu-07-02-25tt-vistoria-transporte-universitario-patrick-abreu-07-02-25-1

Recadastramento do transporte universitário começa nesta quarta

bale funceb Foto Lucas Malkut

Funceb abre inscrições para cursos gratuitos de modalidades de dança e teatro

delegacia de homicídios

Homem morto a tiros no Parque das Mangabas é identificado pela Polícia Civil

Últimas

Alguns dos artistas arquitetos - Foto Xico Diniz

ArtArq reúne mais de 30 arquitetos em exposição na Faufba

Suspeito é preso com 14 celulares sem comprovação de origem no Centro de Salvador

Suspeito é preso com 14 celulares sem comprovação de origem no Centro de Salvador

ivoneide-e-geraldo-alckmin-foto-reprodução

Ivoneide Caetano leva situação dos trabalhadores da Caraíba Metais para vice-presidente Geraldo Alckmin

armas apreendidas na Bahia ssp forças de segurança 2

Mais de 3,7 mil armas foram apreendidas no primeiro semestre de 2025 na Bahia

pablo-lincol-sena-parangole-aila-menezes-foto-kito_fotografo-igor_pics-bruno_hierro

Salvador Fest anuncia shows de Pablo, Parangolé e Aila Menezes

divino fogao_emprego bahia brasil

Com salários até R$ 4.500, Divino Fogão abre mais de 200 vagas de emprego no Brasil

 Profimedia

Tribunal espanhol condena técnico Carlo Ancelotti por fraude fiscal

bolsa família cartão benefício NIS caixa

Governo inclui novos grupos prioritários para ingresso no Bolsa Família

casa-do-trabalho-foto-juliano-sarraf-

Trilha Empreenda Certo oferece capacitação gratuita para empreendedores de Camaçari

kaian-reis-tetracampeão-brasileiro-e-campeão-da-copa-mundial-de-boxe-foto-reprodução-world-boxing

Camaçariense Kaian Reis conquista ouro na Copa Mundial de Boxe

Bahia-x-Fortaleza-2024 Foto Letícia Martins EC Bahia

Bahia encara Fortaleza por vaga na semifinal da Copa do Nordeste

especialista-da-dicas-de-como-proteger-pele-com-dermatite-atopica-em-dias-frios-Freepik

Especialista dá dicas de como proteger pele com dermatite atópica em dias frios

Programa treinar para transformar -SIMM-para-o-Dia-da-Mulher_Foto_Jefferson-Peixoto

Simm tem 247 vagas de emprego para Salvador nesta quarta

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros

Confronto policial deixa dois jovens mortos no Residencial Canto dos Pássaros na Cetrel

mega-sena - foto - Rafa Neddermeyer

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta

delegacia de homicídios

Homem morto a tiros no Parque das Mangabas é identificado pela Polícia Civil

Drogas e munições de alto calibre são apreendidas em Lauro de Freitas DRFRV

Drogas e munições de alto calibre são apreendidas em Lauro de Freitas

Veículo com restrição de roubo é recuperado pela polícia em Simões Filho

Veículo com restrição de roubo é recuperado pela polícia em Simões Filho

sesp-ssesp-stt-vistoria-transporte-universitario--patrick-abreu-07-02-25tt-vistoria-transporte-universitario-patrick-abreu-07-02-25-1

Recadastramento do transporte universitário começa nesta quarta

Deputado Leo Prates é um aliado do movimento sindical, afirma Marcelo Carvalho

Deputado Leo Prates "é um aliado do movimento sindical", afirma Marcelo Carvalho