Peixe-leão é encontrado e capturado por especialistas na costa da Bahia

Animal é nativo do Indo-Pacífico e considerado uma espécie invasora e venenosa.
Foto: Matheus Lemos - Ascom/Sema

Pela primeira vez, um peixe-leão (Pterois volitans), espécie bioinvasora, foi encontrado e capturado na costa baiana. O registro foi feito em uma operação de monitoramento do animal na região de Morro de São Paulo, Baixo Sul do estado, por uma equipe multidisciplinar do Governo do Estado composta por biólogos, oceanógrafos e veterinários da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O exemplar foi capturado e trazido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na sexta-feira (14), e passará por análises e estudos em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Apesar de parecer inofensivo, o peixe-leão apresenta riscos diretos ao equilíbrio dos ecossistemas marinhos, pois não possui predadores naturais no litoral brasileiro, competindo por alimento, o que pode diminuir consideravelmente o desenvolvimento de outros peixes e crustáceos, impactando na cadeia da pesca.

Publicidade
Destaque1-Branco
Ativa
Contan

“Recebemos a notificação que haveria um exemplar nos corais da ilha. Imediatamente, montamos uma força-tarefa e encaminhamos uma equipe para inspecionar o local, juntamente com um mergulhador local, que teria avistado o animal no sábado (8). Na quinta-feira (13), confirmamos o registro inédito do peixe-leão na Bahia, capturamos e trouxemos para o Cetas. Daqui para frente, daremos os devidos encaminhamentos”, contou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

Ainda de acordo com o secretário, a partir dessa constatação o Governo da Bahia notificou os municípios da costa Baiana, assim como órgãos ambientais, a Secretaria da Saúde, a Bahia Pesca e a Marinha do Brasil. “Agora vamos dar início à implantação de um plano de resposta rápida à invasão do peixe-leão, seguindo as diretrizes do Manual de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras Marinhas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o plano estratégico do Programa de Gerenciamento Costeiro da Bahia. Já existe uma frente multidisciplinar de atuação na secretaria, que está avançando no controle, por exemplo, do octocoral, um bioinvasor encontrado na Baía de Todos-os-Santos, que agora vai também se debruçar nos estudos para controle da proliferação do peixe-leão”, enfatizou.

WhatsApp Clique aqui e siga o canal do Destaque1 no WhatsApp
Entrar

O exemplar de peixe-leão capturado em águas baianas mede cerca de 10 centímetros e possui aproximadamente um ano de vida. Tem como características o corpo listrado de branco e tons de vermelho, laranja e marrom. O peixe é nativo da região do Indo-Pacífico e foi identificado no Brasil pela primeira vez em 2014, no litoral do Rio de Janeiro. Desde 2022, há registros do peixe entre o litoral de Pernambuco e Alagoas.

De acordo com a oceanógrafa da Sema, Alice Reis, a origem do indivíduo capturado em Morro de São Paulo ainda será investigada. “Existe a possibilidade de ter sido trazido pelas correntes marítimas, ainda na forma de larva, vindo do estado de Pernambuco, onde há registros do aparecimento e reprodução em grande escala. Também trabalhamos com a hipótese de que seja fruto de uma reprodução local, o que indicaria a presença de mais animais na nossa costa. Neste momento é essencial que pescadores, mergulhadores e banhistas estejam atentos e comuniquem o aparecimento de outros exemplares do peixe-leão”.

A descoberta

Primeiro a avistar o peixe, o mergulhador profissional e morador de Morro de São Paulo Diego Marques falou sobre o momento. “Estava em uma atividade perto da costa quando visualizei o animal. Chamou minha atenção por nunca ter visto essa espécie na região. Registrei e comuniquei imediatamente para as autoridades. Foi aí que recebi o contato do Inema, que veio fazer essa expedição e captura. Estou orgulhoso por ter contribuído neste trabalho, com minha experiência de mergulho, retirando esse peixe que poderia oferecer riscos para nossa atividade diária”.

O biólogo marinho do Inema, Eduardo Barros, explica como a equipe atuou para localização e captura do animal. “Realizamos vários mergulhos, primeiro para fazer um reconhecimento da área e, a partir daí, iniciar as buscas nas rochas e recifes de corais, locais onde o peixe costuma se abrigar. Utilizamos equipamentos adequados, como redes especiais e luvas reforçadas, evitando o contato direto com os espinhos dorsais, altamente venenosos e que podem causar dor e reações alérgicas intensas”, alertou.

Riscos ao meio ambiente

Espécie exótica de ocorrência no Indo-Pacífico, a população de peixe-leão pode crescer rapidamente. Na fase adulta, ele pode alcançar até 47 cm, com 18 espinhos venenosos, representando uma grande ameaça para a biodiversidade local e riscos à saúde humana.

“O grande problema é que esse animal exótico é predador de várias espécies de peixes da nossa fauna silvestre, não tendo outros animais que possam controlar sua proliferação no Oceano Atlântico, além de ser venenoso e ter alta taxa de reprodução”, enfatizou o veterinário do Cetas/Inema, Marcos Leônidas.

O veterinário também alerta para que as pessoas não tentem capturá-lo, e, caso aconteça o contato acidental com o peixe, procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo. “Embora os acidentes com o peixe-leão sejam raros, ao perfurar a pele humana o animal injeta uma toxina neuromuscular que pode causar ferimentos de leves a graves, com sintomas como necrose do local, náuseas, febre e até mesmo convulsões”, concluiu.

Alerta à população

A Sema e o Inema seguem monitorando a situação e reforçam a importância da colaboração da sociedade na contenção do peixe-leão na costa baiana. Em caso de avistamento, não tente capturá-lo, e, no caso da pesca acidental do peixe-leão, não devolva para o mar. Em ambas as situações, o importante é agir rapidamente e entrar em contato imediato com o Inema pelo Disque Denúncia 0800.071.1400, pelo e-mail [email protected] ou pelo Resgate no WhatsApp 71 99661.3998.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Chave Pix: [email protected]

Leia também

Saúde

Psicóloga alerta para cuidados com remédios para ansiedade e depressão em crianças

Bahia

Fieb abre inscrições para o Prêmio Indústria Baiana Sustentável

Oportunidade

Eleições para Jovem Ouvidor territorial da rede estadual começam na terça

Geral

Salvador: 17 praias estão impróprias para banho neste fim de semana

Saúde

Abril Marrom: campanha alerta população sobre doenças que podem causar cegueira

Bahia

Nordeste tem a segunda maior população indígena do país e avança em identidade étnica, aponta Sudene

Mais lidas

Sinebahia sac camaçari emprego vagas

Confira vagas do SineBahia para Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Dias d'Ávila

Sinebahia emprego Foto_ Elói Corrêa

SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Candeias, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas

byd foto Matheus LandimGOVBA

BYD tem mais de 50 vagas de emprego disponíveis para Camaçari

carteira-de-trabalho-digital-mcamgo-estágio

Ânima Gestão oferta vagas de emprego e estágio para Camaçari, Dias d'Ávila, Candeias e Simões Filho

Atendimento-SIMM vagas emprego _Foto_Jefferson-Peixoro_Secom_

Simm tem 68 vagas de emprego para Salvador nesta terça

Últimas

Atendimento-SIMM vagas emprego _Foto_Jefferson-Peixoro_Secom_

Simm tem 68 vagas de emprego para Salvador nesta terça

Adam Akumã - foto Nti Uirá

Circo Picolino e Coletivo Casa4 celebram Dia da Dança com programação festiva em Salvador

Pindorama - contação de história indígena será apresentado em escolas de Salvador até dia 29 dia do livro

Pindorama: contação de história indígena será apresentada em escolas de Salvador até dia 29

Psicóloga alerta para cuidados com remédios para ansiedade e depressão em crianças

Fieb abre inscrições para o Prêmio Indústria Baiana Sustentável

Com infláveis e piscina de bolinhas gigantes, Blow-Up desembarga em Salvador 2

Com infláveis e piscina de bolinhas gigantes, Blow-Up desembarca em Salvador

Funceb e BTCA oferecem diversas oportunidades em dança dancehall_foto_lucas_malkut

Funceb e BTCA oferecem diversas oportunidades em dança até final de abril

Eleições para Jovem Ouvidor territorial

Eleições para Jovem Ouvidor territorial da rede estadual começam na terça

Bruno & Marrone desembarcam em Salvador com a label ‘Inevitável – A Festa’ foto Luiz Santos

Bruno & Marrone desembarcam em Salvador com a label 'Inevitável – A Festa'

Ilusionista Issao Imamura apresenta show de mágica em Cerquilho — Foto - Rafael Bénitz - Divulgação

Maior ilusionista do país, Issao Imamura palestrará sobre negócios em Simões Filho

Sesau_Fila Zero Itinerante UBS Monte Gordo_Jean Victor

Inscrições para primeira Mostra da Assistência de Enfermagem encerram nesta segunda

sesau acao-rastreamento-cancer-de-mama fotos-juliano-sarraf (2)

Ação de rastreamento do câncer de mama retoma atendimento a partir de terça

Biblioteca-de-Dança-Jorge-Alencar-Foto-Cayo-Vieira

'Biblioteca de Dança' representa Bahia no Palco Giratório 2025, no Recife

Sinebahia emprego Foto_ Elói Corrêa

SineBahia tem vagas de emprego para Camaçari, Candeias, Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas

Jó Miranda, Marquinhos Café e Jefinho Dias animam Forró do Talco neste domingo de Páscoa

Sedur determina que proprietário replante árvores após corte de espécie no Inocoop

espaço-universitário-camaçari-cidade-do-saber-foto-isabella-mota-destaque1

Espaço Universitário será transferido para novo local

batista-lima-foto-renan-tavares

Dale Forró reúne shows de Tico, Batista Lima e Deusa Nordestina no Clube Social

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

Receita abre consulta à malha fina do Imposto de Renda na quarta

Praia_Suburbio_Salvador__Foto__Igor_Santos__Secom_PMS-1-1000x530-1

Salvador: 17 praias estão impróprias para banho neste fim de semana