Nesta quinta-feira (11), partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e populares, e setores progressistas da sociedade civil ocuparão a Praça do Campo Grande, em Salvador, com uma manifestação em defesa da democracia e por eleições livres em resposta às ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral deste ano. O ato ocorre a partir das 9h.
A atividade integra a programação do Dia de Mobilização Nacional em Defesa da Democracia e por Eleições Livres, que tem protestos marcados em diversos municípios do país. Em Salvador, a organização do ato é dos movimentos sociais e sindicais, partidos de esquerda e setores progressistas da sociedade civil. A nível nacional, o dia de mobilização é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais movimentos e entidades.
Na ocasião, também será intensificada a campanha pela assinatura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada pela Faculdade de Direito da USP e que já conta com mais de 800 mil apoiadores. O manifesto é inspirado na Carta aos Brasileiros de 1977, um texto de repúdio ao regime militar redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles, lido também na faculdade do Largo de São Francisco.
O documento está aberto para assinatura e pode ser acessado neste link.