Outubro Rosa: Senac realiza caminhada de conscientização na próxima segunda-feira

Com o intuito de fortalecer o movimento contra o câncer de mama, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Camaçari, promove a Caminhada Outubro Rosa. A ação será realizada na segunda-feira (29), às 8h, com saída da Casa do Trabalho, com término na Praça Abrantes.

A ação aborda o primeiro passo para a prevenção, o autoexame.  “A ideia é chamar atenção da sociedade no município sobre o cuidado com a saúde, que desempenha múltiplos papéis e muitas vezes esquece de si. A ideia é cuidar de si para cuidar do outro”, afirma a assistente de Gerência do Senac, Ecilene Paixão.

Sobre o câncer de mama

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a cada ano 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer. Segundo a OMS, o número é tão alto que é duas vezes e meia maior que o número de pessoas que morrem por complicações relacionadas a HIV/AIDS, tuberculose e malária combinadas.

O câncer é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos, e esse número deve subir para mais de 21 milhões de pessoas em 2030.

Câncer de mama é mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente é raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa dos casos no Brasil é de 59.700. Sendo 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.