Outubro Rosa: governo aumenta oferta de exames de mamografias este mês em Camaçari

De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2019, o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama. O que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. Atualmente, há 7.695 pacientes cadastradas no Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) que realizaram ou estão realizando o tratamento do câncer de mama.

De acordo com o secretário de Saúde, Elias Natan, o número de exames ofertados aumentará em outubro. “Durante todo o ano, são ofertadas 600 vagas por mês para mamografia na nossa Policlínica. Neste mês aumentaremos essa oferta através das clínicas conveniadas. Também disponibilizamos mensalmente ultrassonografias de mama nas clínicas conveniadas”, afirma.

Elias Natan também informa que nos próximos dias um novo aparelho de ultrassonografia, entrará em funcionamento. “Esse equipamento chegou em boa hora. Assim, vamos dar mais celeridade não apenas nos exames de mama, mas em todos os tipos de ultrassonografia e em nossa rede própria”, ressaltou o secretário.

Para ter acesso aos serviços do Ceonc, o usuário precisa ir até a unidade, que fica na Policlínica do Centro, com documento de identificação, exames e cartão SUS. Lá ele passará por uma triagem para identificar se o tratamento e acompanhamento serão feitos no Ceonc ou na Unidade Básica de Saúde de referência do usuário.

Para realizar os exames de mamografia e ultrassonografia, a paciente precisa ir até a Unidade de Saúde de seu bairro, munida com documentos e requisição médica, onde será agendado o dia e horário para realização dos exames na própria Policlínica ou na rede conveniada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.