Fiquem conectados conosco

Destaque

Outono começa hoje, temperaturas em Camaçari devem permanecer altas

Camila São José

Publicado

-

Em todo hemisfério sul o outono começa nesta quarta-feira (20), às 18h58 (horário de Brasília), mas as temperaturas devem permanecer altas em Camaçari pelo menos até o final de semana. A estação acaba no dia 21 de junho, às 12h54.

Esta é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Camaçari hoje a temperatura varia entre 24°C e 35°C, com possibilidade de chuva em áreas isoladas e ventos moderados. A umidade relativa do ar apresenta máxima de 95% e mínima 35%.

Na quinta-feira (21), o calor continua na cidade, com máxima de 35°C e mínima de 27°C, com céu encoberto e sem possibilidade de chuva. A umidade relativa do ar passa a variar entre 47% e 85%.

Na sexta (22), a probabilidade de chuva aumenta já que o dia será encoberto com chuvisco. As temperaturas vão de 26°C a 29°C. No sábado (23) o termômetro permanece na casa dos 20°C, com máxima de 27°C e mínima de 24°C, também com dia nublado. No domingo (24) a nebulosidade continua e a temperatura máxima deve alcançar 28°C e a mínima 25°C.

Segundo o INMET, dados gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia indicam uma probabilidade superior a 70%, o fenômeno El Niño este ano terá intensidade fraca no início do outono, até o começo do inverno do hemisfério sul. Conforme o instituto, esta situação contribui para que os impactos sobre a precipitação e temperatura no país não ocorram de forma generalizada e significativa.

No Nordeste, o modelo estatístico do INMET prevê chuvas de normal a abaixo da média em grande parte da região durante a estação. Além disto, a diminuição da temperatura das águas próximas à costa nordestina pode reduzir as chances de chuvas até o final do outono.

Equinócio

Com a chegada do outono, os dias e noites passam a ter a mesma duração, 12 horas cada, fenômeno chamado de equinócio. No entanto, com o passar dos dias as horas de luz irão diminuir gradativamente.

O equinócio é o instante em que o eixo da Terra é perpendicular aos raios de sol, o que acontece somente duas vezes por ano: em março e setembro.

CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP
Natal Boulevard 300×250

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.