Opinião
Opinião: Natan, a torre no xadrez político de Elinaldo
Publicado
em
Por
Lenielson PitaNatural de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o médico ortopedista Elias Natan Moraes Dias completa 60 anos no próximo dia 8 de maio.
Especialista em medicina esportiva, Natan atuou no departamento médico do Esporte Clube Bahia por 26 anos.
O ortopedista chegou a Camaçari em 1985 quando começou a trabalhar na Clínica de Acidentados Traumatologia e Ortopedia (Cato).
Natan foi auditor do Sistema Único de Saúde (SUS), diretor médico do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, entre 2009 e 2011, e do Hospital Geral Menandro de Faria em 2012.
Considerado atencioso e prestativo, Elias Natan é tido como um profissional preocupado com o paciente, conforme avaliações no Doctoralia.
O médico disputou a primeira eleição para Câmara Municipal em 2000, mas não foi eleito, voltando a concorrer em 2004 e 2008, sem êxito.
Em 2012, venceu, e foi eleito pela primeira vez vereador de Camaçari, sendo reeleito em 2016. No ano seguinte assumiu a Secretaria da Saúde (Sesau) até março deste ano, quando retornou a Casa Legislativa para estar apto a disputar mais um pleito eleitoral.
O médico e vereador Elias Natan transita por diversos espectros da política. Articulado e com perfil conciliador, já integrou as principais forças do município.
Após o trabalho na Sesau, Natan volta à Câmara com protagonismo e enorme envergadura política. Com a confiança do prefeito Elinaldo Araújo, o médico ortopedista é um homem forte do governo na Casa Legislativa.
Na guerra contra o novo coronavírus (Covid-19), por exemplo, além da atenção à saúde, o político também está sintonizado com o equilíbrio financeiro das empresas e manutenção dos empregos e renda dos trabalhadores.
Assim como a torre no xadrez, que possui extremo valor estratégico e tático, pois pode se movimentar em todas as direções, na linha de frente do combate o vereador se tornou o principal interlocutor entre o povo, empresários, governo e a Câmara, consolidando-se como peça chave do prefeito Elinaldo.
Lenielson Pita é jornalista e editor do Destaque1.
Leia Também
-
Com entrada gratuita e atividades diversificadas, Expor Feira Colaborativa movimenta município neste domingo
-
Boa recepção a Caetano nos desfiles confirma desejo de mudança em Camaçari
-
Grupos culturais, fanfarras e bandas marciais marcam primeiro dia de desfiles cívicos em Camaçari
-
Mirando reeleição, Herbinho destaca escuta à população como estratégia de campanha
-
“Estão a todo tempo tentando me barrar”, dispara Tagner
-
“Eles acham que carro vota”, dispara Caetano sobre campanha de Flávio