Fiquem conectados conosco

Artigo

Opinião: Caetano perde mais uma e vira freguês de Elinaldo

O petista perdeu no confronto direto há quatro anos e no indireto neste domingo.

Lenielson Pita

Publicado

-

Elinaldo e Caetano. Fotos: Reprodução

O prefeito de Camaçari Elinaldo Araújo foi reeleito com 53,12% dos votos válidos neste domingo (15). O democrata fez 16 dos 21 vereadores na Câmara Municipal. Sem dúvida, o político é o maior vencedor das eleições no município.

Além da expressiva votação, 68.927 votos, e manutenção da ampla base na Casa Legislativa, Elinaldo impôs a segunda derrota ao ex-deputado federal Luiz Caetano.

A candidata de Caetano, Ivoneide, ficou em segundo lugar com 52.569 votos, o que corresponde a 40,52%. Além disso, o Partido dos Trabalhadores reduziu a representação na Câmara, de quatro para dois vereadores.

Caetano perdeu no confronto direto há quatro anos e no indireto neste domingo. Com o resultado, já é possível afirmar que o petista virou freguês de Elinaldo.

A estratégia de Caetano em colocar a esposa como candidata afundou o PT e prejudicou nomes fortes da legenda no município.

Vale lembrar que, entre 2006 e 2010, Camaçari assistiu Luiza Maia, cônjuge de Caetano na época, presidir a Câmara Municipal, no mesmo período em que Caetano foi prefeito — de 2005 a 2012.

Os poderes Legislativo e Executivo, portanto, foram comandados pelo casal, ainda que a competência do primeiro seja fiscalizar o segundo. Tratou-se de uma fase na história política da cidade que, aos poucos, a sociedade tem superado.

Outra certeza, a partir da análise do desfecho do pleito deste domingo, é a significativa dificuldade que a oposição terá nas eleições de 2022. Os adversários de Elinaldo precisarão se reinventar para superar o grupo liderado pelo democrata, que atualmente tem a preferência do eleitorado.

Importante ressaltar que, na política, quem inviabiliza o surgimento de novas lideranças, privilegia familiares e tem o ego do tamanho do universo, só ajuda o adversário. Fica a lição.

Lenielson Pita é jornalista e editor do Destaque1

CAMAÇARI CARD
SUPERLIMP

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.