A Operação Eleições, com ênfase no dia 6 de outubro, contará com 34 mil policiais e bombeiros empregados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Conforme a pasta, além dos efetivos das Polícias Militar, Civil e Técnica, com apoio do Corpo de Bombeiros, serão acionados ainda os serviços do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O planejamento das ações preventivas, ostensivas e de inteligência foi apresentado na terça-feira (24), durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI). A estrutura instalada no local reunirá representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O CICC será ativado a partir do dia 4 de outubro (sexta-feira) e seguirá atuando até a segunda-feira (7), com ações ininterruptas.
A SSP salienta também que instalará o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP). O compartilhamento de informações e a coleta de dados nortearão as equipes externas.
“Serão R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado, com o objetivo principal de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Atuaremos com força máxima”, afirma o titular da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O secretário acrescentou ainda que a tecnologia auxiliará na aplicação do efetivo. “Utilizaremos 3.595 câmeras em todo o estado. Os equipamentos ficarão direcionados para zonas eleitorais e pontos estratégicos mapeados pela Inteligência”, finaliza Werner.