Segurança
Operação da PF contra tráfico de drogas internacional cumpre mandados em três cidades baianas e no MS
Mandados foram cumpridos em Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro e em Ponta Porã (MS).
Publicado
em
Por
RedaçãoA Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) a Operação Ikaro II, pensada para desarticular uma organização criminosa estabelecida na Bahia e especializada no tráfico de drogas. Esta é a segunda fase da Operação Ikaro, iniciada em junho de 2020.
Mais de 50 policiais cumpriram mandados de prisão — duas preventivas e três temporárias — e 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Porto Seguro e em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de valores depositados em contas bancárias em nome de 11 pessoas físicas e jurídicas investigadas.
A investigação chegou aos suspeitos após identificação de semelhança no modo de atuação dos acusados. Conforme a PF, um dos investigados fazia parte do quadro da Polícia Militar até janeiro deste ano.
De acordo com a PF, o grupo usava o transporte aéreo, com a cooptação de “mulas” para levar as drogas em voos comerciais para a Europa. A apuração confirmou que as drogas, geralmente, eram escondidas em bagagens.
“Entre os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2020, foram realizadas sete prisões em flagrante nos Aeroportos Internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Antônio Carlos Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro. Na maioria dos casos, tratava-se de casais tentando transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas”, diz a Polícia Federal em nota.
A operação conta com o apoio da Polícia Militar do Estado da Bahia.
Leia Também
-
Bahia é o segundo estado com maior população em habitações improvisadas
-
Funceb abre inscrições para 26 vagas de agentes culturais
-
Agosto tem o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos na Bahia, aponta SSP
-
Alba aprova nono pedido de empréstimo de Jerônimo
-
Gás de cozinha terá reajuste de R$ 7 na Bahia
-
RoboCup: Salvador sediará mundial de robótica em 2025