Fiquem conectados conosco

Cultura

Obra fotográfica retrata tradições do candomblé em Barra do Pojuca

As fotos selecionadas para compor o livro oferecem uma experiência sensorial e poética acerca da religião.

Avatar

Publicado

em

Foto: Iuri Marc

O fotógrafo Iuri Marc dá início ao projeto “Fotografias no candomblé – Bahia e Itália” com o lançamento do livro “AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito”, que faz um passeio pelos ritos em dois terreiros da Bahia: o Ilê Axé Ewê, localizado na Fazenda Grande do Retiro, e o  Ilê Ojisé Olodumare, que fica na vila da Barra do Pojuca, em Camaçari. Iuri pretende lançar ainda um segundo volume do livro, no qual apresentará o culto aos orixás em terreiros de candomblé localizados nas cidades de Milão e Roma, na Itália.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, governo federal.

A obra fotográfica apresenta a cultura religiosa em todos os seus aspectos, desde a cozinha ritualística à preparação do vestuário, adornos e organização do espaço, abrangendo as manifestações de culto aos orixás. Iuri utiliza especialmente o recurso em preto e branco, brincando com luzes e sombras, utilizando o contraste da pele negra com as vestimentas brancas em reverência a Oxalá. O livro, no entanto, também traz fotos coloridas e planos-detalhe que transmitem o olhar artístico do fotógrafo.

“Foi um desafio tentar me tornar invisível para não interferir nas cenas cotidianas e ao mesmo tempo captar o desenrolar das tarefas ritualísticas. Meu propósito foi transformar cada momento em poesia, eternizar através da fotografia os olhares, gestos e sorrisos em sinal de demonstração de fé, cuidado e devoção”, afirma Iuri.

As fotos selecionadas para compor a obra oferecem uma experiência sensorial e poética acerca da religião. Cada capítulo conta também com um texto de apresentação produzido pela escritora italiana, antropóloga e filha de santo Marianna Soffiantino. O livro estará à venda no site da Amazon a partir do dia 3 de março.

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. _____________________________

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.