Os resultados das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no Carnaval 2023 foram destacados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta Quarta-Feira de Cinzas (22).
O gestor avaliou positivamente a operação da Secretaria da Segurança Pública, que em comparação ao último carnaval, realizado em 2020, resultou na redução de lesões corporais, furtos, roubos e crimes contra a vida. Um dos destaques deste ano foi o sistema de reconhecimento facial.
“É gratificante, no nosso primeiro ano de governo, a gente poder ver que o que nós planejamos aconteceu. Na área de segurança pública nós tivemos cerca de 80 prisões utilizando recursos tecnológicos, reconhecimento facial. Isso prova o quanto é eficiente essa política, e nós vamos investir mais para reduzir tempo, para garantir que as pessoas possam ter um carnaval seguro”, ressaltou o governador.
Jerônimo também apontou os serviços de saúde e as ações estaduais no combate ao racismo, pelo respeito às mulheres e à população LGBTQIA+ e no apoio aos catadores de materiais recicláveis.
“Nós podemos elencar aqui um conjunto de ações de saúde, o atendimento nos hospitais, atenção com o Corpo de Bombeiros, resgatando vidas, resgatando crianças e adolescentes perdidos. Tivemos 150 toneladas de resíduos sólidos, latinhas e plásticos recolhidas, ao invés de ir para aterro ou ir para o mar, estão gerando renda”, afirmou.
“Da mesma forma a atenção com os direitos da mulher, fiquei muito feliz em ver, eu participei. Fui homenageado pelos Filhos de Gandhy, e eu vi de cima do trio o comportamento sendo mudado no momento que ocorre a troca do colar pelo beijo, eu fiquei muito feliz com isso. É claro que as pessoas têm liberdade quando fazem combinada, mas nada de desrespeito. E eu vi isso, inclusive o diretor do Gandhy descendo do trio para chamar atenção. Nós estamos criando uma cultura de paz no Carnaval, mas não só de paz, de respeito com as mulheres, de respeito às pessoas com deficiência, pessoas negras, e com essa lição de 2023 nós vamos poder melhorar bastante, ainda mais aquilo que a gente tem que fazer para o Carnaval de 2024”, pontuou Jerônimo.