Fiquem conectados conosco

Geral

No Twitter, Bolsonaro comenta empréstimos feitos por países e empresas junto ao BNDES

Avatar

Publicado

em

Na manhã de hoje (18), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) citou os países e companhias que tomaram empréstimo com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) no último ano e e ranking dos 50 maiores tomares de recursos do Brasil.


O BNDES afirma que desde 1998 financia exportações de engenharia brasileira para obras no exterior e que nessas operações de crédito os recursos do banco são sempre liberados no Brasil, em reais, para a empresa brasileira exportadora. O país ou companhia, portanto, assumem a responsabilidade de pagar o financiamento ao BNDES, com juros, em dólar ou euro.

A entidade esclarece, ainda, que por esse motivo os contratos de financiamento à exportação envolvem três etapas: a empresa brasileira exportadora, o importador e o BNDES.

O banco lista as 14 nações que fizeram o crédito: Angola, Argentina, Cota Rica, Cuba, Equador, Gana, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

E entre os 10 maiores clientes estão a Petrobras, Embraer, Norte Energia S/A, Vale, Odebrecht, Estado de São Paulo, Transportadora Associada de Gás S., TIM Celular, Telefônica Brasil e FIAT.

De acordo com o BNDES, os financiamentos sempre contam com a garantia do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) fundo superavitário constituído com prêmios pagos pelos próprios importadores. Ou seja, em caso de não pagamento do financiamento não há uso de recursos de impostos.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro afirmou que iria “abrir a caixa preta do BNDES e de outros órgãos”. No início deste mês, o presidente foi às redes sociais reafirmar o compromisso de “revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos” e disse que muitos contratos seriam revistos.

*Com informações da Agência Brasil

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.