No penúltimo dia de matrículas, longas filas continuam na porta de colégios estaduais em Camaçari

Desde o dia 21 de janeiro enormes filas marcam o processo de matrícula para escolas estaduais em Camaçari.  De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, 16 mil vagas foram distribuídas para os 15 colégios da sede e orla do município. O período de matrícula encerra amanhã (29).

Em Camaçari a rede estadual é composta pelos colégios Gonçalo Muniz, Polivalente, Cidade de Camaçari, José de Freitas Mascarenhas, Professora Nadir Araújo Copque, Modelo Luis Eduardo Magalhães, Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, Estadual de Monte Gordo, Estadual de Barra do Pojuca e Estadual de Vila de Abrantes.

Hoje (28) e amanhã (29), o atendimento das escolas será apenas para transferências e matrículas de alunos que vem da redes particulares e estudantes desistentes. A Secretaria de Educação informa que para esses, as matrículas só podem ser feitas presencialmente.

Segundo pais e estudantes que estão na fila do Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, 100 fichas estão sendo distribuídas por dia. Rose Burite, 55, diz que chegou ainda na madrugada de hoje (28) no local para conseguir uma vaga para a neta que está no 1° ano do ensino médio. “Tirando a parte que temos que chegar super cedo e até dormir aqui na porta, o processo não está sendo lento. As matrículas estão sendo rápidas. Esperamos que dê certo para todos”.

Pedro Santos, de 18 anos, aluno 2º ano do ensino médio, deseja retomar os estudos no Modelo. Para isso, ele afirma que foi necessário passar quatro dias na fila para garantir sua vaga. “Estou aqui desde a última quinta, esse é o jeito que a gente tem para poder estudar. E como nossa categoria foi uma das últimas, é mais difícil encontrar vagas no colégio e no turno desejado”, conta.

A diretora do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), Márcia Rejane, confirmou a abertura de mais uma turma para o curso de Meio Ambiente. Serão entre 30 e 35 vagas disponíveis até amanhã (29). Apesar disso, Márcia afirma que as turmas são preenchidas rapidamente e aconselha aos pais a matricularem seus filhos em outras instituições.

“Hoje abrimos mais uma turma porque tem muita gente ainda no aguardo para estudar aqui. Mas já adianto que os pais procurem outras escola porque aqui no Cetep tudo é muito rápido e pode ficar aluno sem estudar porque o pai está aguardando aqui”, alerta Márcia.

Pessoas aguardando para matrícula CETEP. Foto: Hyago Cerqueira

O jovem Rafael Resende, 17, está acompanhando os primos que desejam estudar no Cetep, o jovem conta que está há quatro dias na fila para conseguir a vaga para seus primos que concluíram o ensino fundamental na rede particular.

Este ano foram abertas apenas 105 vagas no Cetep para os cursos técnicos de Mecatrônica e Meio Ambiente. Ao todo, a instituição possui 10 salas de aula com limite de 35 alunos por turma.

No Colégio Polivalente de Camaçari, de acordo com as informações da vigilância, cerca de 50 fichas está sendo distribuídas por dia. As pessoas passaram a aguardar na parte interna do colégio.

As escolas Polivalente e Modelo, não permitiram a presença do Destaque1 dentro das escolas e, também, nenhum representante quis informar o número de vagas que ainda estão disponíveis.

A reportagem do Destaque1 também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação para saber o número de vagas por instituição de ensino e quantas foram preenchidas até o momento, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.