Salvador
‘Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs’: MP-BA realiza adequação de prenome e gênero nesta semana
Ação é voltada para pessoas transexuais, travestis e não binárias; veja mais informações.

Publicado
em
Por
RedaçãoPessoas transexuais, travestis, intersexo e não binárias poderão realizar procedimento de adequação do prenome e gênero, a fim de adequá-los à identidade autopercebida, durante o nono “Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs”, que será promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia desta quarta (23) a sexta-feira (25), na sede da instituição, bairro de Nazaré, na capital baiana. O serviço é uma iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, como parte das ações do projeto institucional “MP + Diverso”.
Os atendimentos ocorrerão das 8h30 às 16h30. “A retificação simplificada por via administrativa é um marco na conquista de direitos das pessoas transgêneras. A partir das decisões do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal de 2018, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Provimento 73/2018, para orientar o procedimento de alteração do nome e do sexo das pessoas trans diretamente nos cartórios de registro civil”, explicou a promotora de Justiça Márcia Teixeira, que atua na 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos com atribuição na defesa da população LGBTI+.
Para ser atendido é necessário ter mais de 18 anos e residir em Salvador há pelo menos cinco anos. Também é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento; carteira de identidade; comprovante de inscrição no CPF; título de eleitor; certidão de dispensa de incorporação (carteira de reservista), no caso de mulheres trans; comprovante de residência; certificado de antecedentes criminais; e certidão de casamento e passaporte, se for o caso. No site do Ministério Público, é possível obter mais informações sobre a documentação exigida.
Os requerimentos de retificação dos documentos serão encaminhados pelo MP-BA aos respectivos ofícios do registro civil das pessoas naturais (RCPN) onde foram feitos os registros de nascimento de cada pessoa. Os demais documentos necessários ao procedimento serão providenciados pela 1ª Promotoria de Justiça, que também contará com o apoio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife), por meio do projeto “Viver com Cidadania”. “Nosso objetivo é garantir dignidade e respeito às pessoas transexuais e travestis a ter acesso ao direito básico de registro do seu nome de acordo com a sua identidade de gênero”, destacou a promotora de Justiça Márcia Teixeira. Durante o mutirão, o MPBA também receberá eventuais denúncias sobre LGBTfobia e violência institucional.
Parcerias
A promotora de Justiça Márcia Teixeira ressaltou a importância das parcerias para garantir os direitos e dar visibilidade às temáticas relacionadas a essa população. Nesta edição, o Salvador Norte Shopping e o Salvador Shopping serão parceiros do mutirão, e juntos patrocinarão 60 kits de certidões dos tabelionatos de protestos para pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos envolvidos.
A Faculdade Baiana de Direito, a Unifacs, por meio do projeto “Observatório Jurídico”, e a Unijorge, com o projeto “Amado”, também patrocinarão dez kits de certidões cada uma e enviarão alunos para prestar orientações jurídicas sobre os direitos da população trans às pessoas presentes no mutirão. Já a empresa Atento Brasil SA patrocinará 140 kits de certidões dos tabelionatos de protestos para pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos envolvidos.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) e do Ambulatório Multidisciplinar em Saúde de Travestis e Transexuais (AMBTT), participará da ação fornecendo material informativo e orientações de saúde, tirando dúvidas e fazendo encaminhamentos para as especialidades médicas ofertadas pelos equipamentos e envolvidas no processo transexualizador. E a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) fará atualização do cartão de vacina; impressão de Cartão SUS com nome social; testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); autoteste de HIV e insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante; além de divulgação dos serviços disponíveis no Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ e de outros órgãos.
Apoio
O mutirão conta com o apoio da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen); Secretaria Municipal de Reparação (Semur); das Instituições de Ensino Superior Faculdade Baiana de Direito, Unifacs e Unijorge; Defensoria Pública do Estado da Bahia; Coletivo Mães do Arco-íris e Mães da Resistência; Atento Brasil SA; Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Emprego e estágio: SineBahia tem vagas em Salvador e em cinco cidades da região metropolitana
-
Mulheres negras representam 52% do afroempreendedorismo e impulsionam a economia brasileira
-
Governo Federal disponibiliza 12 novas ambulâncias para Bahia
-
Estão abertas inscrições para 14 vagas de operadora de trem na CCR Metrô Bahia
-
Copa Bahia de Bicycle Moto Cross tem primeira etapa neste domingo em Camaçari
-
‘CarnaWild’ anima Parque Shopping Bahia com cultura geek neste sábado

Agricultores de Camaçari recebem insumos e sementes da Sedap na terça

Emprego e estágio: SineBahia tem vagas em Salvador e em cinco cidades da região metropolitana

Adolescentes investigados por planejar ataques contra moradores de rua em Camaçari são identificados

Mulheres negras representam 52% do afroempreendedorismo e impulsionam a economia brasileira

Polícia Civil devolve mais de 20 celulares roubados durante Operação Celular Legal

Na Jheo Burguer, partida entre sabor e diversão dá empate

No mês das mulheres, Roberta Miranda apresenta música inédita ‘Corajosa’; veja clipe

Governo Federal disponibiliza 12 novas ambulâncias para Bahia

Investigado por envolvimento em roubos a motoristas por aplicativo é preso em Camaçari

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 21 milhões neste sábado
Campeonato Municipal de Futebol de Camaçari tem quatros jogos neste domingo

“Estamos retomando todo o serviço da saúde”, afirma Déa Santos sobre possível reabertura do Hospital da Mulher

Prefeitura realiza intervenções na Praça Desembargador Montenegro

Festival de Arembepe 2025 está marcado para acontecer de 29 a 31 de março

“Casa de Acolhimento trará proteção e dignidade para mulheres que sofreram violência”, diz Branca Patrícia

Em sessão especial para as mulheres, Neidinha reforça compromisso com Monte Gordo

Estão abertas inscrições para 14 vagas de operadora de trem na CCR Metrô Bahia
Alimentos terão reduzida a zero tarifa do imposto de importação, confirma governo federal

Vereadora Sales projeta criação da Casa de Apoio às Mulheres Camaçarienses

Ivoneide ressalta importância das mulheres em cargos de liderança na gestão municipal
Inchaço nas pernas e perda de apetite podem ser sintomas de doença renal
