Fiquem conectados conosco

Cultura

Música e dança integram última semana do “TCA em Casa”

A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos.

Avatar

Publicado

-

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue com o ‘TCA em Casa”. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações, com destaque para a abertura de mais uma edição do “Voltando aos Palcos” com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Na “Terça da Música”, a cantora Ayá apresentará em sua versão digital o show “PRÉ TRÁ TRÁ” , exibindo videoclipe da música “Melanina”, na terça-feira (27), às 12h, no canal do YouTube do TCA.

A cada 15 dias, o BTCA e a Osba estreiam um novo espetáculo dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. “Pés a Pés”, terceira montagem desta série, homenageia os griôs tropicalistas numa coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca, acompanhados de quinteto de cordas da Osba: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo).

Na abertura do programa do dia, mais uma pílula cênica será protagonizada pela dançarina Dina Tourinho, ao som do violino de José Fernandes. A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.

BTCA

As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

Na quinta-feira (29), uma aula especial de Profilaxia do Movimento será com a dançarina, coreógrafa, primeira bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973 e professora convidada Márcia Pinheiro. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal nas segundas, às 19h.

Osba

A programação da Osba em seu “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet, apresenta duas ações na quarta-feira (28), data em que será publicado, nas redes sociais, mais um vídeo do “Abraço da Osba”, que desta vez prestará homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que completa 58 anos neste mês. O vídeo musical traz músicos da Osba interpretando um trecho de “Dandalunda”, composição de Carlinhos Brown, mas que se tornou sucesso na voz de Margareth.

E, às 19h, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o “Cineclube Osba” debate o documentário brasileiro ‘Torre das Donzelas” (2018), de Susanna Lira. O bate-papo terá a presença da própria diretora, ao lado de Flávia Tygel, compositora da trilha musical do filme; Guilherme Maia, professor e pesquisador em música para cinema e coordenador do LAF, e Ygor Ghensev, violoncelista da Osba e compositor de trilhas musicais para filmes.

A Academia Virtual da Osba, que teve início em setembro com 84 alunos de todo o Brasil, realiza masterclasses sobre instrumentos, abertas ao público, nos meses de outubro e novembro. Serão oferecidas 80 vagas gratuitas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da Osba, via plataforma de videoconferência Zoom. É necessária a inscrição prévia.

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2020 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.