Nesta semana a Si&Mex (Siemex) Solutions GmbH, multinacional alemã especializada em energia fotovoltaica e semicondutores, consolidou novos passos no processo de instalação da unidade fabril de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com investimento de UU$ 2,1 bilhões de dólares, cerca de R$ 11,5 bilhões na cotação atual, a chegada da empresa deverá gerar mais de 3 mil empregos diretos na região.
Nesta quinta-feira (4), executivos da empresa visitaram o município para definir a melhor área destinada à instalação do empreendimento, que passou por uma seleção de 46 cidades. Conforme o executivo e fundador da Siemex do Brasil, Valdiney Domingos de Oliveira, a potência do Polo industrial de Camaçari foi um fator preponderante na escolha.
“Um dos principais motivadores é o Polo Industrial, onde tem vários insumos que utilizamos no nosso processo produtivo de beneficiamento de silício. Nesse montante como um todo, isso tornou a cidade uma área significativamente mais competitiva”, afirma Domingos de Oliveira.
O executivo também concedeu detalhes sobre a estrutura operacional e expectativas econômicas. “O nosso complexo terá três fábricas em uma só. A ideia é produzir 12 milhões de módulos solares por ano. Essa quantidade é equivalente a 20% do que o Brasil já importa”, garante.
No Brasil, a Siemex possui uma subsidiária, localizada no estado de Minas Gerais. Em cenário mundial, a empresa acumula uma vasta atuação no fornecimento de energia sustentável na China, nos Estados Unidos da América (EUA), em países da Europa e da África, dentre outros países da América Latina.




