As condições de trabalho na planta da montadora de carros Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, estão sendo apuradas em inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A partir de denúncia anônima recebida no dia 30 de setembro, o órgão reúne informações para a apresentação de uma proposta de ajuste de conduta ou uma ação judicial.
Uma reportagem publicada pelo repórter André Uzeda da Agência Pública revela que trabalhadores chineses têm sofrido agressões físicas, chutes e pontapés no canteiro de obras da fábrica. De acordo com relatos, funcionários estariam enfrentando condições degradantes, que incluem alojamentos sujos, aglomerados, e mal iluminados, além de jornadas de trabalho que chegam a 12 horas diárias, e sem equipamentos de proteção individual.
De acordo com o MPT, uma inspeção foi realizada na área onde a empresa está construindo sua linha de montagem. Além do relatório de inspeção, o órgão pretende analisar os documentos solicitados à montadora e a outras três empresas contratadas por ela para realizar a obra.
O procurador responsável pelo inquérito, Bernardo Guimarães, não descarta uma nova inspeção. “As informações que colhemos até o momento apontam para a necessidade de correção de procedimentos relativos ao meio ambiente de trabalho, para garantir a saúde e a segurança dos empregados”, informou. Ele, no entanto, lembra que agora surgiram relatos de violência física que precisam ser apurados.