Fiquem conectados conosco

Cultura

Movimentos culturais: lavagens fomentam grupos artísticos da cidade

Patrick Abreu

Publicado

em

Tradicionalmente o mês de janeiro é conhecido como a época das lavagens de Camaçari. Essas ações são reconhecidas por seus famosos desfileis religiosos e culturais que servem para celebrar o dia do padroeiro de cada localidade e dá início às festas.25

Na lavagem de Jauá  em comemoração a Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro da região, diversos grupos culturais, dos gêneros da música, dança, artes marciais e cênicas participaram do cortejo que percorreu as ruas com alegria e vivacidade.

João Felipe, dançarino. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com 11 grupos, o cortejo de Jauá seguiu em um constante ritmo até o final do percurso. O dançarino do grupo Alaketo, João Felipe, de 18 anos, expressou seu sentimento sobre a participação do grupo nas lavagens. “É uma coisa diferente, como se só nosso lado artístico estivesse presente. Dá pra ver a importância dos grupos culturais”, afirmou.

Grupo Viola de Ouro. Foto: Hyago Cerqueira/Destaque1

Com 35 anos dedicados a capoeira, o mestre Zeca, de 53 anos, do grupo Viola de Ouro, acredita que a capoeira é um grupo fechado. “Na verdade, estar aqui é uma oportunidade de mostrar nossa cultura e enriquece-la. Os grupos culturais são muito fechados, e essa é uma oportunidade de mostrar o que fazemos”, frisou o orientador.

De acordo como o subsecretário de Cultura  e presidente do Conselho de Cultura, Luciel Neto, o objetivo da gestão é interagir com a comunidade, fomentar a cultura e os grupos locais para que haja um reconhecimento que possa levar esses talentos a outros lugares.

Ouça

 

UNIÃO 1
SUPERLIMP
ASSINATURA DESTAQUE1
HELLOA

Copyright © 2017-2021 Destaque1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total de conteúdo deste site sem autorização por escrito da Good Comunicação Ltda. Rua Francisco Drumond, nº 54 A, 1º Andar, Sala 102, Centro, Camaçari, Bahia.

error: Alerta: Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.