Cultura e Entretenimento
Mostra de Cinemas Africanos inicia programação especial nesta sexta-feira; confira
O programa inclui a exibição de sete documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção, todos legendados em português.
Publicado
em
Por
RedaçãoEntre esta sexta-feira (12) e segunda (22), a Mostra de Cinemas Africanos exibe, junto ao Cineclube Mário Gusmão, uma seleção de filmes composta por longas africanos contemporâneos, inéditos no Brasil. Toda a programação é gratuita e transmitida pelo serviço online Spcine Play.
A programação inclui a exibição de sete documentários em longa-metragem e 14 curtas de ficção, todos legendados em português e disponíveis apenas em território brasileiro. Os filmes de longa-metragem ficam disponíveis a partir das 19h, durante 72h após sua data de estreia, e têm limite de visualizações específico para cada título.
Os curtas (divididos em três programas) ficam disponíveis no mesmo horário, a partir das respectivas datas de estreia até o fim da Mostra e sem limite de visualizações. A curadoria de longas é assinada por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesco, idealizadoras da Mostra de Cinema Africanos.
“O recorte curatorial de toda a Mostra atende à demanda por promover o contato com as estéticas e narrativas presentes na cinematografia africana contemporânea, ainda pouco conhecida pelo público brasileiro”, destaca a idealizadora Ana Camila Esteves.
Confira a programação dos filmes:
Sexta-feira (12)
- Pare de nos filmar (República Democrática do Congo, 2020).
Sábado (13)
- Programa de curtas 1 – Memória: performatividades entre-tempos.
- Filmes: Um cemitério de pombos (Nigéria); Invisíveis (Namíbia); Treino Periférico (Guiné Bissau); Bablinga (Burkina Faso); A lutadora de boxe (Senegal) – sem limite de visualizações.
Domingo (14)
- Softie (Quênia, 2020).
Segunda (15)
- Programa de curtas 2 – Vivências do novo e perspectivas do agora.
- Filmes: Encrenqueiro (Nigéria); Perdendo Minha Fé (Nigéria); Tab (África do Sul); Cabelo com Balanço (África do Sul); Boa Noite (Gana).
Terça-feira (16)
- Um Lugar sob o Sol (Marrocos, 2019).
Quarta-feira (17)
- Programa de curtas 3 – Corpo-território: transversalizando os espaços.
- Filmes: Ethereality (Ruanda); Ward e a Festa da Henna (Egito); O Azul Branco Vermelho do meu Cabelo (França); Gagarine (França) – sem limite de visualizações.
Sexta-feira (18)
- Akawa (Gana, 2018).
Sábado (20)
- Descobrindo Sally (Etiópia, 2020)..
Domingo (21)
- Vamos Conversar (Egito, 2019).
Segunda-feira (22)
- Me Chamo Samuel (Quênia, 2020).
Além dos filmes, a programação conta com comentários de especialistas nos três programas de curtas, uma mesa redonda sobre o documentário nos cinemas africanos contemporâneos e a produção de um catálogo com apresentações dos filmes e textos de convidados.
Leia Também
-
Subúrbio 360: estão abertas inscrições para oficinas gratuitas de ballet
-
Circuito Baiano de Skate 2024 terá duas etapas em Salvador
-
Workshop gratuito ‘Lantejoulas – Contos, Adereços e Carnaval’ acontece esta semana em Salvador
-
Festival Afrobapho Itinerante encerra temporada neste fim de semana
-
Fé, louvor e celebração marcam primeira noite do Canta Bahia em Camaçari
-
Renanzinho CBX realiza segunda edição de festa gratuita na Cidade Baixa