Bahia
Ministério Público move ação contra Câmara de Salvador por omitir declaração de bens de integrantes
Segundo promotor responsável, o MP-BA chegou a elaborar cronograma para cumprir a legislação, mas providências concretas não teriam sido tomadas.
Publicado
em
Por
RedaçãoO Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação contra o município de Salvador sobre uma suposta omissão praticada pela Câmara de Vereadores com relação à cobrança da declaração de bens e rendimentos dos seus integrantes. Segundo o promotor de Justiça Luciano Taques Ghignone, a Câmara não tem exigido a declaração de bens ou declaração do imposto de renda anualmente, conforme prevê a legislação. Essa exigência tem se limitado ao momento da posse dos agentes públicos do órgão.
Na ação, o MP-BA solicitou à Justiça concessão de medida liminar que determine à Câmara de Vereadores que, em no máximo três meses, implemente os regulamentos e rotinas administrativas necessários e exija de todos os agentes o envio das declarações de bens e rendimentos.
Luciano Taques explicou que o cumprimento do dever legal de apresentação da declaração de bens e rendimentos, por parte do servidor, depende da existência de sistemas, fluxos e protocolos instituídos pelo órgão público. Como a Câmara de Vereadores não possui sistema ou regulamentos, os agentes públicos estão impossibilitados de cumprirem seu dever.
“É uma medida essencial para preservar a moralidade administrativa e garantir que os agentes públicos não utilizem suas funções para enriquecerem indevidamente”, registrou. Ele informou ainda que o Ministério Público tentou solucionar a questão e, de diversas formas, buscou, junto à Câmara de Vereadores, a elaboração de cronograma visando o cumprimento da legislação.
A ausência de providências concretas levou a Promotoria de Justiça, inclusive, a expedir, recomendação para tentar a resolução extrajudicial da irregularidade. Ela foi expedida em março de 2024 e reiterada posteriormente, mas não foi respondida.
Leia Também
-
Zona Azul: candidato a vereador sugere menos multas e mais educação no trânsito
-
Salvador Social Clube: Sempre e Vitória ampliam número de jovens atletas
-
Food Park Salvador recebe ação gratuita e sustentável com roda-gigante neste fim de semana
-
Casa da Mulher Brasileira recebe Vara Especializada do TJBA
-
Confira programação do Festival da Primavera em Salvador
-
Subúrbio 360: estão abertas inscrições para oficinas gratuitas de ballet