Fique conectado conosco
ATIVA
CÂMARA CAMAÇARI

Política

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Programa foi apresentado nesta segunda-feira (29) em evento no Centro de Convenções.

Avatar

Publicado

em

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Com quase 15 dias oficiais de campanha, o candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União), apresentou nesta segunda-feira (29) o seu plano de governo em evento realizado no Centro de Convenções da Boca do Rio, em Salvador. Para a Região Metropolitana (RMS), destaque para propostas voltadas à modernização do Polo Industrial de Camaçari.

O candidato criticou o fechamento de empresas na Bahia e disse que caso fosse o governador, a Ford não teria saído de Camaçari em janeiro do ano passado. “Comigo não aconteceria jamais, assim como não aconteceria com meu avô [ACM] se ele estivesse vivo, a Ford fechar e sair de Camaçari como saiu”.

Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
Contan
Top Rastreamento
La Marine

Além da RMS, Neto disse que a meta é propor um novo ciclo de industrialização em todo o estado, levando indústrias para cidades do interior. O político ressaltou ainda a atração de agroindústrias e priorização da agricultura familiar, com a perspectiva de uma nova agropecuária na Bahia.

Assista:

YouTube video

Neto destacou que para fortalecer o desenvolvimento econômico é preciso focar na mão de obra qualificada. “Não adianta falar em desenvolvimento econômico sem falar em mão de obra preparada, e aí a gente entra na educação que a gente quer, com foco absoluto na aprendizagem da creche à universidade”, afirmou.

Ampliando o debate no setor econômico, ACM Neto apontou a necessidade de investir em diversas práticas turísticas também como pilar de geração de emprego e renda: turismo náutico, ecoturismo, turismo de negócios, religioso, fluvial, enoturismo e de praias. Conforme o plano de governo, poderão ser beneficiados aqueles que atuam, por exemplo, na Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá; regiões do oeste, sudoeste e sertão; lagos e cânions do São Francisco, Vale do São Francisco; Costa dos Coqueiros, do Dendê, das Baleias, do Descobrimento e do Cacau.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Outro braço na área, é a proposta de fortalecimento da cultura e economia criativa, com calendário de eventos para o ano inteiro. “Nós vamos trabalhar com as ferramentas tradicionais dos editais, mas nós vamos ter uma ação mais ampla de posicionamento global da Bahia. Vamos trabalhar os espaços culturais do interior, para consolidar a atratividade dos destinos no interior”.

Educação, saúde e segurança

Durante a apresentação das suas propostas ACM Neto voltou a criticar a educação, segurança pública e saúde nas gestões do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Eu não tenho dúvida de que o caminho que os baianos vão escolher é o caminho da mudança, mas eu não posso falar das nossas ideias sem antes falar que a Bahia de agora enfrenta problemas”, pontou. “Vocês já devem ter me visto elogiar as coisas positivas, e nós vamos preservar o que há de bom, mas não dá pra fechar os olhos para problemas que acontecem no nosso estado”, opinou.

Neto defendeu que a educação pública não deve ser feita apenas com a construção de escolas. O aspirante a governador assegurou que haverá premiação para as cidades que mais avancem na educação, principalmente nos anos em que não forem obtidos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Não adianta sair construindo escola, é preciso construir escolas que tenham aprendizagem de qualidade”, disse.

Ainda no campo da educação, o ex-prefeito comentou que as escolas de ensino médio serão focadas em preparar o aluno para o mercado de trabalho, além da implantação de uma “educação 5.0” com distribuição de tablets para todos os alunos da rede estadual. Em relação ao ensino técnico, prometeu a implantação de um novo modelo. “Primeiro vamos organizar o que existe porque eles agiram criando vagas, mas quando vamos ver a qualidade é péssimo”, criticou. “Vamos assegurar cursos para as novas profissões, para atividades que façam sentido e onde haja demanda no mercado de trabalho”.

Como política também de combate à evasão escolar, ACM Neto promete a criação do “Auxílio Mães da Bahia”. “Vai completar a renda das famílias mais pobres do estado da Bahia, com o foco de assegurar que as crianças vão frequentar a escola, estimular que as famílias valorizem a educação”.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

No quesito saúde, o candidato voltou a dizer que seu governo terá uma nova regulação. “Nós não vamos acabar com a regulação, vamos reformular a regulação”. Ainda neste campo, projetou inovação tecnológica, médico supervisor, sinergia entra regulação e assistência, “acompanhamento até que solucione fim da politização do sistema”, fila zero para emergência, menos “ambulancioterapia”, novos hospitais e melhorias nos que já existem, transformação dos hospitais municipais em microrregionais, parecerias com hospitais filantrópicos e privados, telemedicina, “Corujão da Saúde” e policlínicas integradas à rede.

Quanto à segurança pública, ACM Neto disse que, caso assuma o Palácio de Ondina em 2023, o crime será combatido de cima para baixo. “Vamos focar na cabeça das facções”, assegurou.

“As pessoas se acostumaram, passaram a acreditar que esse é um problema do Brasil e que não tem solução, mas não é, a gente pode trazer vários exemplos”, frisou. “A novidade vai ser a nova mudança de postura do governador […]. Vai ter comando na segurança pública da Bahia”, salientou.

Nos presídios, a promessa é instalar bloqueador de meios eletrônicos, visitas em parlatório e audiências judiciais por videoconferência. “O bandido tem que ir para o presídio para ser punido, e não para o bandido ir para lá para o estado pagar a conta enquanto ele manda novos crimes”.

ACM Neto ainda garantiu a realização de novos concursos para Polícia Militar, melhores condições de trabalho com novos equipamentos, ocupação territorial, fortalecimento e mais investimento no uso de inteligência e tecnologia.

Outras áreas

O candidato não poupou críticas também às políticas públicas de combate à pobreza no estado. “Em 16 anos que eles governam a Bahia, nós não temos nenhum legado deixado na área de promoção social, de redução das desigualdades e de enfretamento à pobreza e à miséria”.

Outro ponto abordado pelo candidato do União Brasil foram as ações voltadas aos municípios mais pobres do estado. O G100, como chamou, reunirá as cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ao dizer que terá como prioridade todos os 417 municípios baianos caso seja eleito governador, ACM Neto afirmou que estará presente em toda a Bahia e que sua gestão terá como foco quatro pilares. “O governador, a partir de 1 de janeiro, vai ter que estar menos preocupado de colocar o nome dele na placa de inauguração de uma obra, e mais preocupado em enfrentar os problemas essenciais vividos hoje na Bahia, nas quatro áreas principais que dizem respeito à vida das pessoas: saúde, educação, segurança e emprego. E a nossa gestão vai ter esse foco, o foco no essencial. O nosso compromisso é fazer um governo presente nos 417 municípios da Bahia, nós vamos fazer distinção se a cidade é pequena, média ou grande”, garantiu.

“Eu espero ser lembrado como o governador que enfrentou os problemas essenciais da população, não como governador que fez obra, colocou o nome na placa e não mudou de verdade, porque a gente não muda a vida das pessoas com propaganda, e isso é o que nos diferencia dos nossos adversários”, rebateu.

Entre as propostas para alcançar todo o estado, Neto propõe a criação dos chamados Governos Regionais, que em um possível mandato serão implantados inicialmente no extremo sul e oeste. A ideia é que os Governos Regionais sejam capazes de decidir, executar, atender e descentralizar as ações do Governo do Estado. “Não queremos descentralizar só serviços, queremos também descentralizar decisões”.

Conforme o ex-prefeito de Salvador, o seu governo terá um novo jeito de ver a Bahia, compreendendo o estado através das singularidades de cada região. “Vamos compreender as diferenças desse atado que poderia ser um país ou comportar vários estados”.

Paralelo aos Governos Regionais, ACM Neto falou que pensa em um planejamento estratégico para identificar e potencializar as vocações de cada região, assim como fez enquanto estava à frente da prefeitura da capital. “Compreendendo o potencial de cada região fica mais fácil administrar isso”.

Neto prometeu uma gestão transparente, com “mecanismos, não só de participação popular, para que as pessoas nos ajudem a definir as prioridades do governo, mas também de prestação de contas, de como os recursos estão sendo aplicados, de quais são os resultados de cada área”. “Sempre seguindo uma linha que é da minha essência política: prometer pouco e fazer muito”, cravou.

O postulante ao Palácio de Ondina ainda disse que os princípios da sua gestão serão o equilíbrio das contas públicas para não gastar mais do que é arrecadado; planejamento para definiriniciativas e metas de entrega; excelência administrativa com objetivo de customizar as melhores práticas do Brasil e do mundo; transparência; e governo digital com serviços públicos online.

Sobre infraestrutura, ACM Neto ressaltou que uma das principais metas será a consolidação de parcerias público-privadas. “Nós vamos buscar incansavelmente ampliar a parceria com a iniciativa privada”, disse. “Nós queremos que o capital nacional, que o capital internacional se interesse por investir na Bahia”, defendeu.

O candidato ainda falou sobre a reestruturação de empresas públicas, como é o caso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Redefinir o papel Embasa e sem qualquer barreira ideológica vamos buscar melhorias para uma empresa que parou no tempo, que é a Embasa”.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ao final da apresentação, Neto também destacou políticas públicas para as mulheres, com a proteção contra a violência e empregabilidade. Além de sinalizar programas da implantação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), com cota de 50% para pretos e pardos nos concursos públicos.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania. Colabore com o jornalismo que apura e busca a verdade. Apoie o Destaque1 e ajude a manter a integridade da linha editorial do portal. Contribua com o valor que desejar. Chave Pix CNPJ: 13.791.382/0001-60. Good Comunicação Ltda, destaque1.com, compromisso com a verdade.
Publicidade
destaque-1-lateral
Ativa
Contan
Top Rastreamento
La Marine
Governo do Estado adia inauguração de maternidade em Camaçari
Saúde 25 de setembro às 14:34

Governo do Estado adia inauguração de maternidade em Camaçari

Fenômeno eleitoral, Elinaldo reúne multidão no Dois de Julho e Piaçaveira
Política 25 de setembro às 13:17

Fenômeno eleitoral, Elinaldo reúne multidão no Dois de Julho e Piaçaveira

Vitória joga mal, empata com Paysandu, mas consegue a vaga de acesso para Série B
Esporte 24 de setembro às 18:10

Vitória joga mal, empata com Paysandu, mas consegue a vaga de acesso para Série B

Maria Bethânia se apresenta na Concha Acústica em dezembro
Cultura e Entretenimento 24 de setembro às 13:00

Maria Bethânia se apresenta na Concha Acústica em dezembro

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 6 recebem parcela de setembro nesta segunda-feira
Economia 24 de setembro às 11:48

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 6 recebem parcela de setembro nesta segunda-feira

Horto Florestal terá programação especial para celebrar um ano de reinauguração
Camaçari 24 de setembro às 11:16

Horto Florestal terá programação especial para celebrar um ano de reinauguração

Auxílio Caminhoneiro e Taxista são pagos neste sábado
Brasil 24 de setembro às 11:02

Auxílio Caminhoneiro e Taxista são pagos neste sábado

Com apresentação inédita em Camaçari, espetáculo 'As Aventuras do Sonic' acontece neste domingo
Cultura e Entretenimento 24 de setembro às 11:00

Com apresentação inédita em Camaçari, espetáculo ‘As Aventuras do Sonic’ acontece neste domingo

Confira agenda dos candidatos a governador no último fim de semana da campanha
Bahia 24 de setembro às 10:21

Confira agenda dos candidatos a governador no último fim de semana da campanha

Projeto oferece 360 vagas para cursos de qualificação profissional em Salvador e RMS
Últimas 24 de setembro às 10:00

Projeto oferece 360 vagas para cursos de qualificação profissional em Salvador e RMS

Cerimônia oficial de inauguração do Viaduto do Trabalhador ocorre nesta segunda-feira
Camaçari 24 de setembro às 9:42

Cerimônia oficial de inauguração do Viaduto do Trabalhador ocorre nesta segunda-feira

Elinaldo entrega cadeiras de rodas para usuários cadastrados no CER II
Camaçari 24 de setembro às 9:24

Elinaldo entrega cadeiras de rodas para usuários cadastrados no CER II

Espetáculo “A menina Akili e seu tambor falante” chega a Salvador neste fim de semana
Cultura e Entretenimento 24 de setembro às 9:00

Espetáculo “A menina Akili e seu tambor falante” chega a Salvador neste fim de semana

Moradores e voluntários realizam ação ecológica na praia de Busca Vida neste domingo
Camaçari 24 de setembro às 8:00

Moradores e voluntários realizam ação ecológica na praia de Busca Vida neste domingo

Rui Costa inaugura Maternidade de Camaçari nesta segunda-feira
Saúde 23 de setembro às 17:35

Rui Costa inaugura Maternidade de Camaçari nesta segunda-feira

Número de candidatas em eleições gerais é o maior em duas décadas
Política 23 de setembro às 16:51

Número de candidatas em eleições gerais é o maior em duas décadas

Vitória visita Paysandu em busca da vaga para o Brasileirão Série B
Esporte 23 de setembro às 16:07

Vitória visita Paysandu em busca da vaga para o Brasileirão Série B

Contribuinte já pode consultar último lote de restituição do Imposto de Renda
Brasil 23 de setembro às 15:57

Contribuinte já pode consultar último lote de restituição do Imposto de Renda

Camaçari inaugura primeiro museu sobre história e patrimônio cultural da cidade
Últimas 23 de setembro às 15:00

Camaçari inaugura primeiro museu sobre história e patrimônio cultural da cidade

Atletas camaçarienses disputam Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju
Esporte 23 de setembro às 13:08

Atletas camaçarienses disputam Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju

1XBET
COZIDINHO
1XBET
COZIDINHO
error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.