Fique conectado conosco
BANNER-728x90-02-1
BANNER_728x90px_GERAL-02
BANNER_728x90px_GERAL_

Política

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Programa foi apresentado nesta segunda-feira (29) em evento no Centro de Convenções.

Camila São José e Mirelle Lima

Publicado

em

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo
Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Com quase 15 dias oficiais de campanha, o candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União), apresentou nesta segunda-feira (29) o seu plano de governo em evento realizado no Centro de Convenções da Boca do Rio, em Salvador. Para a Região Metropolitana (RMS), destaque para propostas voltadas à modernização do Polo Industrial de Camaçari.

O candidato criticou o fechamento de empresas na Bahia e disse que caso fosse o governador, a Ford não teria saído de Camaçari em janeiro do ano passado. “Comigo não aconteceria jamais, assim como não aconteceria com meu avô [ACM] se ele estivesse vivo, a Ford fechar e sair de Camaçari como saiu”.

Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080

Além da RMS, Neto disse que a meta é propor um novo ciclo de industrialização em todo o estado, levando indústrias para cidades do interior. O político ressaltou ainda a atração de agroindústrias e priorização da agricultura familiar, com a perspectiva de uma nova agropecuária na Bahia.

Assista:

YouTube video

Neto destacou que para fortalecer o desenvolvimento econômico é preciso focar na mão de obra qualificada. “Não adianta falar em desenvolvimento econômico sem falar em mão de obra preparada, e aí a gente entra na educação que a gente quer, com foco absoluto na aprendizagem da creche à universidade”, afirmou.

Ampliando o debate no setor econômico, ACM Neto apontou a necessidade de investir em diversas práticas turísticas também como pilar de geração de emprego e renda: turismo náutico, ecoturismo, turismo de negócios, religioso, fluvial, enoturismo e de praias. Conforme o plano de governo, poderão ser beneficiados aqueles que atuam, por exemplo, na Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá; regiões do oeste, sudoeste e sertão; lagos e cânions do São Francisco, Vale do São Francisco; Costa dos Coqueiros, do Dendê, das Baleias, do Descobrimento e do Cacau.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Outro braço na área, é a proposta de fortalecimento da cultura e economia criativa, com calendário de eventos para o ano inteiro. “Nós vamos trabalhar com as ferramentas tradicionais dos editais, mas nós vamos ter uma ação mais ampla de posicionamento global da Bahia. Vamos trabalhar os espaços culturais do interior, para consolidar a atratividade dos destinos no interior”.

Educação, saúde e segurança

Durante a apresentação das suas propostas ACM Neto voltou a criticar a educação, segurança pública e saúde nas gestões do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Eu não tenho dúvida de que o caminho que os baianos vão escolher é o caminho da mudança, mas eu não posso falar das nossas ideias sem antes falar que a Bahia de agora enfrenta problemas”, pontou. “Vocês já devem ter me visto elogiar as coisas positivas, e nós vamos preservar o que há de bom, mas não dá pra fechar os olhos para problemas que acontecem no nosso estado”, opinou.

Neto defendeu que a educação pública não deve ser feita apenas com a construção de escolas. O aspirante a governador assegurou que haverá premiação para as cidades que mais avancem na educação, principalmente nos anos em que não forem obtidos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Não adianta sair construindo escola, é preciso construir escolas que tenham aprendizagem de qualidade”, disse.

Ainda no campo da educação, o ex-prefeito comentou que as escolas de ensino médio serão focadas em preparar o aluno para o mercado de trabalho, além da implantação de uma “educação 5.0” com distribuição de tablets para todos os alunos da rede estadual. Em relação ao ensino técnico, prometeu a implantação de um novo modelo. “Primeiro vamos organizar o que existe porque eles agiram criando vagas, mas quando vamos ver a qualidade é péssimo”, criticou. “Vamos assegurar cursos para as novas profissões, para atividades que façam sentido e onde haja demanda no mercado de trabalho”.

Como política também de combate à evasão escolar, ACM Neto promete a criação do “Auxílio Mães da Bahia”. “Vai completar a renda das famílias mais pobres do estado da Bahia, com o foco de assegurar que as crianças vão frequentar a escola, estimular que as famílias valorizem a educação”.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

No quesito saúde, o candidato voltou a dizer que seu governo terá uma nova regulação. “Nós não vamos acabar com a regulação, vamos reformular a regulação”. Ainda neste campo, projetou inovação tecnológica, médico supervisor, sinergia entra regulação e assistência, “acompanhamento até que solucione fim da politização do sistema”, fila zero para emergência, menos “ambulancioterapia”, novos hospitais e melhorias nos que já existem, transformação dos hospitais municipais em microrregionais, parecerias com hospitais filantrópicos e privados, telemedicina, “Corujão da Saúde” e policlínicas integradas à rede.

Quanto à segurança pública, ACM Neto disse que, caso assuma o Palácio de Ondina em 2023, o crime será combatido de cima para baixo. “Vamos focar na cabeça das facções”, assegurou.

“As pessoas se acostumaram, passaram a acreditar que esse é um problema do Brasil e que não tem solução, mas não é, a gente pode trazer vários exemplos”, frisou. “A novidade vai ser a nova mudança de postura do governador […]. Vai ter comando na segurança pública da Bahia”, salientou.

Nos presídios, a promessa é instalar bloqueador de meios eletrônicos, visitas em parlatório e audiências judiciais por videoconferência. “O bandido tem que ir para o presídio para ser punido, e não para o bandido ir para lá para o estado pagar a conta enquanto ele manda novos crimes”.

ACM Neto ainda garantiu a realização de novos concursos para Polícia Militar, melhores condições de trabalho com novos equipamentos, ocupação territorial, fortalecimento e mais investimento no uso de inteligência e tecnologia.

Outras áreas

O candidato não poupou críticas também às políticas públicas de combate à pobreza no estado. “Em 16 anos que eles governam a Bahia, nós não temos nenhum legado deixado na área de promoção social, de redução das desigualdades e de enfretamento à pobreza e à miséria”.

Outro ponto abordado pelo candidato do União Brasil foram as ações voltadas aos municípios mais pobres do estado. O G100, como chamou, reunirá as cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ao dizer que terá como prioridade todos os 417 municípios baianos caso seja eleito governador, ACM Neto afirmou que estará presente em toda a Bahia e que sua gestão terá como foco quatro pilares. “O governador, a partir de 1 de janeiro, vai ter que estar menos preocupado de colocar o nome dele na placa de inauguração de uma obra, e mais preocupado em enfrentar os problemas essenciais vividos hoje na Bahia, nas quatro áreas principais que dizem respeito à vida das pessoas: saúde, educação, segurança e emprego. E a nossa gestão vai ter esse foco, o foco no essencial. O nosso compromisso é fazer um governo presente nos 417 municípios da Bahia, nós vamos fazer distinção se a cidade é pequena, média ou grande”, garantiu.

“Eu espero ser lembrado como o governador que enfrentou os problemas essenciais da população, não como governador que fez obra, colocou o nome na placa e não mudou de verdade, porque a gente não muda a vida das pessoas com propaganda, e isso é o que nos diferencia dos nossos adversários”, rebateu.

Entre as propostas para alcançar todo o estado, Neto propõe a criação dos chamados Governos Regionais, que em um possível mandato serão implantados inicialmente no extremo sul e oeste. A ideia é que os Governos Regionais sejam capazes de decidir, executar, atender e descentralizar as ações do Governo do Estado. “Não queremos descentralizar só serviços, queremos também descentralizar decisões”.

Conforme o ex-prefeito de Salvador, o seu governo terá um novo jeito de ver a Bahia, compreendendo o estado através das singularidades de cada região. “Vamos compreender as diferenças desse atado que poderia ser um país ou comportar vários estados”.

Paralelo aos Governos Regionais, ACM Neto falou que pensa em um planejamento estratégico para identificar e potencializar as vocações de cada região, assim como fez enquanto estava à frente da prefeitura da capital. “Compreendendo o potencial de cada região fica mais fácil administrar isso”.

Neto prometeu uma gestão transparente, com “mecanismos, não só de participação popular, para que as pessoas nos ajudem a definir as prioridades do governo, mas também de prestação de contas, de como os recursos estão sendo aplicados, de quais são os resultados de cada área”. “Sempre seguindo uma linha que é da minha essência política: prometer pouco e fazer muito”, cravou.

O postulante ao Palácio de Ondina ainda disse que os princípios da sua gestão serão o equilíbrio das contas públicas para não gastar mais do que é arrecadado; planejamento para definiriniciativas e metas de entrega; excelência administrativa com objetivo de customizar as melhores práticas do Brasil e do mundo; transparência; e governo digital com serviços públicos online.

Sobre infraestrutura, ACM Neto ressaltou que uma das principais metas será a consolidação de parcerias público-privadas. “Nós vamos buscar incansavelmente ampliar a parceria com a iniciativa privada”, disse. “Nós queremos que o capital nacional, que o capital internacional se interesse por investir na Bahia”, defendeu.

O candidato ainda falou sobre a reestruturação de empresas públicas, como é o caso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Redefinir o papel Embasa e sem qualquer barreira ideológica vamos buscar melhorias para uma empresa que parou no tempo, que é a Embasa”.

“Meu estilo é prometer pouco e fazer muito”, dispara ACM Neto ao apresentar plano de governo

Foto: Patrick Abreu/Destaque1

Ao final da apresentação, Neto também destacou políticas públicas para as mulheres, com a proteção contra a violência e empregabilidade. Além de sinalizar programas da implantação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), com cota de 50% para pretos e pardos nos concursos públicos.

Acompanhe o Destaque1 no Google Notícias e fique sempre bem informado.
Excelente que chegou até aqui, afinal produzir jornalismo autêntico demanda investimento e sua colaboração é essencial para nossa equipe conseguir entregar conteúdos de qualidade. Ajude a fortalecer o Destaque1. Doe R$10. Chave Pix: fortalece@destaque1.com
Publicidade
destaque-1-lateral
banners para site 1080X1080PX
Contan
banner-sindiquimica--
IMG-20240217-WA0012
17-anos-sindborracha-1080X1080
Caixa paga Bolsa Família e Auxílio-Gás a beneficiários com NIS de final 6
Economia 24 de abril às 10:06

Caixa paga Bolsa Família e Auxílio-Gás a beneficiários com NIS de final 6

Velório da ex-vereadora Margarida Galvão ocorre no Barracão Comunitário de Arembepe
Geral 24 de abril às 9:23

Velório da ex-vereadora Margarida Galvão ocorre no Barracão Comunitário de Arembepe

Duas mulheres são presas em flagrante por tráfico de drogas em Camaçari
Segurança 24 de abril às 9:02

Duas mulheres são presas em flagrante por tráfico de drogas em Camaçari

Homem tem mandado cumprido por tentativa de feminicídio em Mata de São João
Segurança 24 de abril às 8:30

Homem tem mandado cumprido por tentativa de feminicídio em Mata de São João

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira
Brasil 24 de abril às 8:00

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira

Margarida Galvão falece aos 72 anos
Camaçari 23 de abril às 19:32

Margarida Galvão falece aos 72 anos

SineBahia tem vagas para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari nesta quarta
Emprego 23 de abril às 18:07

SineBahia tem vagas para Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari nesta quarta

Castramóvel: Pirajá terá serviços de castração e microchipagens de cães e gatos até maio
Saúde 23 de abril às 18:00

Castramóvel: Pirajá terá serviços de castração e microchipagens de cães e gatos até maio

Equipe de paratletas do Centro de Equoterapia de Camaçari Nosso Lar é homenageada na Câmara
Esporte 23 de abril às 17:08

Equipe de paratletas do Centro de Equoterapia de Camaçari Nosso Lar é homenageada na Câmara

Uneb sedia exposição em homenagem a São Jorge até 30 de maio
Salvador 23 de abril às 16:56

Uneb sedia exposição em homenagem a São Jorge até 30 de maio

Dia Mundial do Livro: “Emoção a cada aquisição”, celebra escritora camaçariense rumo à terceira obra
Cultura e Entretenimento 23 de abril às 16:49

Dia Mundial do Livro: “Emoção a cada aquisição”, celebra escritora camaçariense rumo à terceira obra

Elinaldo visita instalações da Air Prime Equipamentos de Segurança no Poloplast
Camaçari 23 de abril às 15:51

Elinaldo visita instalações da Air Prime Equipamentos de Segurança no Poloplast

Crea-BA completa 90 anos e celebra conquistas e avanços da engenharia em todo o estado
Geral 23 de abril às 15:42

Crea-BA completa 90 anos e celebra conquistas e avanços da engenharia em todo o estado

Com entradas gratuitas, espetáculo 'Pluft, o Fantasminha' estreia em Dias d'Ávila
Cultura e Entretenimento 23 de abril às 15:09

Com entradas gratuitas, espetáculo ‘Pluft, o Fantasminha’ estreia em Dias d’Ávila

Cássia Valle lança coleção sobre heroínas negras brasileiras na Bienal do Livro da Bahia
Cultura e Entretenimento 23 de abril às 14:58

Cássia Valle lança coleção sobre heroínas negras brasileiras na Bienal do Livro da Bahia

Sesau amplia público-alvo da vacinação contra dengue para 59 anos
Camaçari 23 de abril às 14:40

Sesau amplia público-alvo da vacinação contra dengue para 59 anos

Câmara concede título de cidadão camaçariense ao economista Harisson Freitas de Lima
Política 23 de abril às 14:34

Câmara concede título de cidadão camaçariense ao economista Harisson Freitas de Lima

Com sinais de tortura, corpo de homem é encontrado na Biribeira I em Dias d'Ávila
Segurança 23 de abril às 14:28

Com sinais de tortura, corpo de homem é encontrado na Biribeira I em Dias d’Ávila

“Mais do que na hora”, afirma Dilson Magalhães Jr. ao defender criação do Complexo Pesqueiro e Turístico
Política 23 de abril às 14:19

“Mais do que na hora”, afirma Dilson Magalhães Jr. ao defender criação do Complexo Pesqueiro e Turístico

Projeto 'Super Enem 2024' oferece curso preparatório gratuito; inscrições estão abertas
Educação 23 de abril às 11:47

Projeto ‘Super Enem 2024’ oferece curso preparatório gratuito; inscrições estão abertas

Lançamento do projeto Você Protagonista acontece durante jantar no Hotel Cambuci em maio
Camaçari 23 de abril às 10:28

Lançamento do projeto Você Protagonista acontece durante jantar no Hotel Cambuci em maio

SMS amplia vacinação contra a dengue para público de 6 a 16 anos
Salvador 23 de abril às 9:38

SMS amplia vacinação contra a dengue para público de 6 a 16 anos

error: Alerta: para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou botões disponíveis na página. A medida visa preservar o investimento que o Destaque1 faz no jornalismo.