Bahia
Matrícula online da rede estadual começa nesta segunda-feira; veja o cronograma
O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola.
Publicado
em
Por
RedaçãoA matrícula online na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (16), exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD) e segue até o dia 24 de janeiro com um cronograma que atende, em dias específicos, estudantes novos dos ensinos Fundamental e Médio e estudantes da própria rede que irão mudar de escolas.
O processo é simples e será realizado online por qualquer aparelho, a exemplo de tablets e celulares. Basta acessar o Portal da Educação [aqui] e seguir as orientações do próprio sistema. O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja aquela em que deseja estudar.
“Nós temos vagas para todos e a matrícula poderá ser feita de casa. É rápido e fácil. Vamos trabalhar mais ainda para assegurar que ninguém fique fora da escola. Isto é mais que uma meta, é uma missão de toda a sociedade. Por isso, conclamo o engajamento de todos nesta grande campanha do bem. A Bahia está fazendo o maior investimento da história na Educação da Bahia, com obras, ciência, arte e programas como o Bolsa Presença, para que os estudantes e educadores tenham o melhor ambiente de aprendizagem e de trabalho”, afirmou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.
Ao clicar no ícone “Solicite sua matrícula”, deverá ser informado o número do CPF e a data de nascimento do estudante, bem como a escola que deseja estudar e a série que cursará. Em seguida, serão solicitadas informações complementares, como dados do responsável e de contato. Feito isso, será disponibilizado um comprovante de solicitação. No link acima e no Portal da Educação também estão disponíveis outras informações sobre o processo relacionadas, por exemplo, à escolha dos itinerários formativos para estudantes do Ensino Médio.
Confira o cronograma de matrículas
Segunda-feira (16) – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).
Terça-feira (17) – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque deseja ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência na escola em que o estudante estava matriculado.
Quarta (18) e quinta-feira (19) – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal.
Sexta-feira (20) – Estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.
23 e 24 de janeiro – Qualquer ano ou série do Ensino Médio
Documentos
A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado.
Os documentos necessários são: via original do Histórico Escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da Carteira de Vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Siga a gente no WhatsApp | Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Leia Também
-
Prefeitura de Lauro de Freitas divulga calendário de pagamentos aos servidores municipais efetivos
-
Estudantes da rede estadual poderão emitir gratuitamente nova Carteira de Identidade Nacional
-
Nova carteira de identidade será emitida nas escolas estaduais de Salvador
-
SEC convoca mais de 200 professores da Educação Básica para cargos temporários
-
Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024
-
Espetáculo de dança ‘Fabulosas Meninas’ discute igualdade de gênero no Espaço Xisto Bahia