Marketing político: atingir o seu público é o maior desafio na criação de uma fanpage ou perfil no Instagram, por Kleven Soares

O marketing político hoje em dia tem dominado as principais mídias sociais em busca de atrair a atenção dos eleitores, e o que muitos políticos não sabem é que quantidade de seguidores nem sempre é sinônimo de efetividade da campanha no digital, em busca de uma comunicação que garanta bons resultados. E muitos acabam perdendo dinheiro ao comprar fanpages de terceiros acreditando que suas publicações estão dando resultado apenas pelo alto número de visualizações.

Políticos inocentes também podem cair no conto de fadas e achar que um grande número de visualizações seja sinônimo de aprovação popular, se as visualizações não forem de seus eleitores de nada adianta ter um(a) candidato(a) blogueirinho(a) no seu time.


Os dados aqui apresentados foram coletados durante as eleições de 2016 numa forma de avaliar efetivamente os resultados de um determinado candidato, ocorrendo antes mesmo das convenções partidárias.

Quem são seus seguidores?

A imagem mostra que naquele momento a fanpage de José Tude era a que tinha a maior quantidade de seguidores, seguida pela de Caetano, Elinaldo e Jailce. Mas nem sempre ter a maior quantidade de seguidores significa um poder maior de comunicação ao se tratar de uma eleição municipal. Pois, quem garante que esses mais de 38 mil seguidores são eleitores da cidade em que se está fazendo campanha?

Se considerarmos que Tude, Elinaldo e Caetano já haviam concorrido ao cargo de deputado estadual é possível que boa parte de seus seguidores não fossem da cidade e por Jailce ter criado sua fanpage para disputar a primeira campanha é possível que ela concentrasse grande percentual de seguidores da cidade, faltou impulsionar nos prazos legais que antecediam o período de campanha eleitoral.

Logo, ter o maior número de seguidores só será relevante para efetividade de qualquer campanha eleitoral se esses seguidores fizerem parte do seu público-alvo. Pois, o público-alvo é o segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens. Não vai adiantar ter milhões de seguidores que não compartilham de sua ideologia ou concorde parcialmente com ela.

Conseguir atingir o seu público é o maior desafio na criação de uma fanpage ou perfil no Instagram. Pois de nada vai adiantar se um candidato de extrema direita ou esquerda ter um grande percentual de seguidores que não compactuam com seu discurso, pois entre seus seguidores estão os apoiadores, opositores e curiosos.

Então, considerando o resultado da eleição de 2016 em Camaçari, e também o resultado das próximas análises, é possível concluir que existe a probabilidade de que Elinaldo Araújo não tinha na época o maior número de seguidores, mas também não tinha entre seus seguidores um grande percentual de opositores e conseguiu manter seus apoiadores e converter os curiosos em votos, pois possivelmente entre todas as fanpages a dele fosse a que concentrasse o maior número de eleitores do município.

O resultado das mídias sociais é dado à importância que se monta a equipe de comunicação, a distribuição de tarefas e capacidade técnica de profissionais que irão se dedicar para garantir os resultados. Ou seja, é preciso dividir as tarefas e ter profissionais para executá-las, pois ter apenas uma pessoa para montar o card, editar o vídeo, criar o roteiro, planejar, definir público, acompanhar as métricas, fazer relatórios, interagir com os eleitores e ainda ser criativo é apenas contar com a sorte de que seu opositor fará o mesmo.

Próxima semana será dada continuidade sobre o relatório das fanpages e será analisado as publicações dos quatro candidatos.

 

Kleven Soares é formado em Marketing pela UNIFACS, analista de estratégias políticas e CEO da Agência Ascom – Marketing Político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. As regras tem como objetivo proteger o investimento que o Destaque1 faz na qualidade de seu jornalismo.